Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12285
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_ResoluçãoSituaçõesProblemáticas.pdf54,61 kBAdobe PDFView/Open
Title: A resolução de situações problemáticas experimentais em campos conceituais da física geral
Authors: Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Moreira, Marco Antonio
Matheus, Thiago Alexandre Melo
Assunto:: Física - estudo e ensino
Método de ensino
Problemas, questões, exercícios
Issue Date: 2004
Citation: SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio; MATHEUS, Thiago Alexandre Melo. A resolução de situações problemáticas experimentais em campos conceituais da física geral. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9, 2004, Jaboticatubas. Atas do IX EPEF. Jaboticatubas, 2004. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10183/10450>. Acesso em: 28 fev. 2013.
Abstract: Neste trabalho apresentamos resultados preliminares de uma pesquisa, na qual buscamos investigar se alunos de Física Geral dão evidências de aprendizagem significativa através da construção de modelos mentais, para dar conta de situações problemas no laboratório didático. Foram propostas questões adicionais ao relatório de laboratório cujas respostas pudessem fornecer evidências da construção de tais modelos e de possíveis invariantes operatórios neles contidos. Resultados preliminares sugerem que apenas cerca de 26% dos alunos parecem ter chegado a construir modelos mentais. A maioria dá evidências de uma aprendizagem mecânica respondendo as questões a partir apenas de fórmulas e regras. Esses resultados sugerem que as situações e os procedimentos de laboratório devem ser repensados.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Física (IF)
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em evento

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12285/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.