Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53141
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GabrielDaSilvaOliveira_TESE.pdf26,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Applications of essential oils in poultry : natural strategies for sanitizing hatching eggs
Autor(es): Oliveira, Gabriel da Silva
Orientador(es): Pimentel, Concepta Margaret McManus
Coorientador(es): Santos, Vinícius Machado dos
Assunto: Eclodibilidade
Manejo sustentável
Ovos incubáveis
Produtos naturais
Sanitização de ovos
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: OLIVEIRA, Gabriel da Silva. Applications of essential oils in poultry: natural strategies for sanitizing hatching eggs. 2025. 109 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Animais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Os sistemas avícolas, especialmente os sistemas convencionais de produção, que atendem à demanda global por ovos e carne, são constantemente desafiados por patógenos, exigindo práticas sanitárias intensas. As operações, incluindo a sanitização de ovos incubáveis, podem empregar sanitizantes químicos sintéticos para minimizar o desafio microbiano. Como a aplicação do sanitizante formaldeído em ovos incubáveis não pode ser justificada em termos de segurança para a saúde embrionária e humana, estudos estão em andamento para auxiliar a indústria na adoção de novos sanitizantes alternativos. Portanto, os óleos essenciais, misturas de substâncias lipofílicas derivadas de metabólitos secundários de plantas, são candidatos a sanitizantes para ovos incubáveis por serem potenciais antimicrobianos e considerados seguros. Baseado nessas informações, o principal objetivo do projeto é avaliar os efeitos dos óleos essenciais de Citrus aurantifolia, Ocimum basilicum e Allium sativum como sanitizantes alternativos para ovos incubáveis. Um total de 3.024 ovos incubáveis serão divididos em 6 tratamentos de 504 ovos. Os tratamentos consistirão em: (1) ovos não sanitizados; (2) ovos sanitizados com formaldeído; (3) ovos sanitizados com álcool de cereais; (4) ovos sanitizados com óleo essencial de Citrus aurantifolia; (5) ovos sanitizados com óleo essencial de Ocimum basilicum; e (6) ovos sanitizados com óleo essencial de Allium sativum. Serão realizadas as seguintes análises: análise antimicrobiana e química dos óleos essenciais, análise de qualidade interna dos ovos, análise microbiológica da casca do ovo e saco vitelino; análise da qualidade da casca, avaliação do processo de incubação e qualidade de embriões e pintos, análise histológica e desempenho das aves. Os resultados permitirão promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras à base de óleos essenciais para sanitização de ovos incubáveis.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.