Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/53092
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
RafaellaDeAndradeVieira_TESE.pdf1,12 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Efetividade e competências de equipes : papel do líder, aprendizagem, ambiente e trabalho
Auteur(s): Vieira, Rafaella de Andrade
Orientador(es):: Puente-Palacios, Katia Elizabeth
Assunto:: Efetividade de equipes
Competências transportáveis
Aprendizagem de equipes
Segurança psicológica
Liderança.
Date de publication: 14-nov-2025
Référence bibliographique: VIEIRA, Rafaella de Andrade. Efetividade e Competências de Equipes: Papel do Líder, Aprendizagem, Ambiente e Trabalho. 2024. 180 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: A consolidação da utilização de equipes nos ambientes de trabalho tem levado ao consequente aumento de esforços de pesquisadores e gestores para identificar quais aspectos impactam sua efetividade, os processos subjacentes ao seu funcionamento, assim como competências necessárias para atingir as metas estabelecidas. Buscando contribuir para a melhor compreensão desse cenário, este estudo tem como objetivo determinar a pertinência empírica do modelo explicativo proposto, em que as competências das equipes atuam como mediadoras da relação entre os antecedentes: aprendizagem de equipes, competências da liderança e desenho do trabalho, em relação ao desempenho e à satisfação, sendo essa mediação moderada pela segurança psicológica. Para alcançar esse objetivo, planejou-se 4 estudos: (1) Evidências de validade da escala de competências transportáveis em equipes; (2) Limites Teóricos e Empíricos da Segurança Psicológica; (3) Evidências de validade da escala de competências de liderança; e (4) Teste do Modelo proposto no projeto de pesquisa. O primeiro estudo, referente à escala de competências transportáveis, ocorreu com 465 trabalhadores e foram realizadas análises fatoriais exploratória e semiconfirmatória que indicaram a pertinência de se adotar uma solução fatorial que condensa três fatores com excelente confiabilidade interna (Coordenação - α = 0,90; Adaptabilidade - α = 0,90; Comunicação - α = 0,93), além de bons índices de ajuste e resíduos (CFI = 0,99; NNFI = 0,99; RMSEA = 0,02; RMSR = 0,03). Já o segundo estudo, cujo objetivo foi realizar a análise discriminante entre aprendizagem e segurança psicológica, além de adaptar a escala de segurança psicológica para o Brasil teve 412 respondentes, indicando a discriminação dos 2 construtos e a escala de segurança psicológica apresentou evidências de validade, com alfa de 0,89. O terceiro estudo refere-se à verificação de evidencias de validade da escala de Competências de Liderança, que apresentou ótimos índices de ajuste e resíduos para o modelo unifatorial (X2/ df = 0,88; CFI = 1,00; TLI = 1,00; NFI = 0,99; SRMR = 0,03; RMSEA = 0,00). Por fim, o estudo 4 teve como objetivo testar o modelo proposto, apresentando como resultado a mediação de competências de equipes em relação às competências de liderança e satisfação (efeito indireto de 0,12 - 95% BCa CI = 0,02 - 0,26), assim como em relação ao desempenho (efeito indireto de 0,15 - 95% BCa CI = 0,01 - 0,31). Além disso, competências de liderança tiveram um impacto positivo e significativo na efetividade de equipes (desempenho: β = 0,27; p = 0,02; satisfação da equipe: β = 0,54; p = 0,00). Esse conjunto de achados contribui para o campo de equipes com novas medidas que possam colaborar com pesquisas futuras na área de competências em equipes, aprendizagem, segurança psicológica e competências de liderança, assim como de maneira prática com diagnósticos organizacionais mais efetivos.
Abstract: The consolidation of the use of teams in work environments has led to a consequent increase in efforts of researchers and managers to identify which aspects impact their effectiveness, the processes underlying their functioning, as well as the competencies needed to achieve the proposed challenges. In order to collaborate with this scenario, this study aims to determine the empirical relevance of the proposed explanatory model, in which team competencies act as mediators of the relationship between the antecedents: team learning, leadership competencies and work design, in relation to performance and satisfaction, being this mediation moderated by psychological safety. To reach this gold, it was planned 4 studies: (1) Evidence of validity of the scale of Transportable Competencies in teams; (2) Theoretical and empirical limits of psychological security; (3) Evidence of validity for the leadership competencies scale; and (4) Model test in the project. The first study, related to the scale of transferable competencies, involved 465 workers, and exploratory and semi-confirmatory factor analyses were conducted, indicating the relevance of adopting a factorial solution that condenses three factors with excellent internal reliability (Coordination - α = 0,90; Adaptability - α = 0,90; Communication - α = 0,93), along with good fit indices and residuals (CFI = 0,99; NNFI = 0,99; RMSEA = 0,02; RMSR = 0,03). The second study, which performed the discriminant analysis between learning and psychological safety, as well as adapting the psychological safety scale for Brazil, had 412 respondents, indicating the discrimination of the two constructs, and the psychological safety scale showed validity evidence with an alpha of 0.89. The third study pertains to the Leadership Competencies scale, which exhibited excellent fit indices and residuals for the unifactorial model (X2/ df = 0,88; CFI = 1,00; TLI = 1,00; NFI = 0,99; SRMR = 0,03; RMSEA = 0.00). Finally, the fourth study aimed to test the proposed model, revealing the mediation of team competencies in relation to leadership competencies and satisfaction (indirect effect of 0,12 - 95% BCa CI = 0,02 – 0,26), as well as in relation to performance (indirect effect of 0,15 - 95% BCa CI = 0,01 – 0,31). Additionally, leadership competencies had a positive and significant impact on team effectiveness (performance: β = 0,27; p = 0,02; team satisfaction: β = 0,54; p = 0,00). These findings contribute to the field of teams with new measures that may collaborate with future research in the areas of team competencies, learning, psychological safety, and leadership competencies, as well as in practical terms with more effective organizational diagnostics.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/53092/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.