Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53092
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RafaellaDeAndradeVieira_TESE.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPuente-Palacios, Katia Elizabethpt_BR
dc.contributor.authorVieira, Rafaella de Andradept_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T17:45:20Z-
dc.date.available2025-11-14T17:45:20Z-
dc.date.issued2025-11-14-
dc.date.submitted2024-02-27-
dc.identifier.citationVIEIRA, Rafaella de Andrade. Efetividade e Competências de Equipes: Papel do Líder, Aprendizagem, Ambiente e Trabalho. 2024. 180 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53092-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA consolidação da utilização de equipes nos ambientes de trabalho tem levado ao consequente aumento de esforços de pesquisadores e gestores para identificar quais aspectos impactam sua efetividade, os processos subjacentes ao seu funcionamento, assim como competências necessárias para atingir as metas estabelecidas. Buscando contribuir para a melhor compreensão desse cenário, este estudo tem como objetivo determinar a pertinência empírica do modelo explicativo proposto, em que as competências das equipes atuam como mediadoras da relação entre os antecedentes: aprendizagem de equipes, competências da liderança e desenho do trabalho, em relação ao desempenho e à satisfação, sendo essa mediação moderada pela segurança psicológica. Para alcançar esse objetivo, planejou-se 4 estudos: (1) Evidências de validade da escala de competências transportáveis em equipes; (2) Limites Teóricos e Empíricos da Segurança Psicológica; (3) Evidências de validade da escala de competências de liderança; e (4) Teste do Modelo proposto no projeto de pesquisa. O primeiro estudo, referente à escala de competências transportáveis, ocorreu com 465 trabalhadores e foram realizadas análises fatoriais exploratória e semiconfirmatória que indicaram a pertinência de se adotar uma solução fatorial que condensa três fatores com excelente confiabilidade interna (Coordenação - α = 0,90; Adaptabilidade - α = 0,90; Comunicação - α = 0,93), além de bons índices de ajuste e resíduos (CFI = 0,99; NNFI = 0,99; RMSEA = 0,02; RMSR = 0,03). Já o segundo estudo, cujo objetivo foi realizar a análise discriminante entre aprendizagem e segurança psicológica, além de adaptar a escala de segurança psicológica para o Brasil teve 412 respondentes, indicando a discriminação dos 2 construtos e a escala de segurança psicológica apresentou evidências de validade, com alfa de 0,89. O terceiro estudo refere-se à verificação de evidencias de validade da escala de Competências de Liderança, que apresentou ótimos índices de ajuste e resíduos para o modelo unifatorial (X2/ df = 0,88; CFI = 1,00; TLI = 1,00; NFI = 0,99; SRMR = 0,03; RMSEA = 0,00). Por fim, o estudo 4 teve como objetivo testar o modelo proposto, apresentando como resultado a mediação de competências de equipes em relação às competências de liderança e satisfação (efeito indireto de 0,12 - 95% BCa CI = 0,02 - 0,26), assim como em relação ao desempenho (efeito indireto de 0,15 - 95% BCa CI = 0,01 - 0,31). Além disso, competências de liderança tiveram um impacto positivo e significativo na efetividade de equipes (desempenho: β = 0,27; p = 0,02; satisfação da equipe: β = 0,54; p = 0,00). Esse conjunto de achados contribui para o campo de equipes com novas medidas que possam colaborar com pesquisas futuras na área de competências em equipes, aprendizagem, segurança psicológica e competências de liderança, assim como de maneira prática com diagnósticos organizacionais mais efetivos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfetividade e competências de equipes : papel do líder, aprendizagem, ambiente e trabalhopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEfetividade de equipespt_BR
dc.subject.keywordCompetências transportáveispt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem de equipespt_BR
dc.subject.keywordSegurança psicológicapt_BR
dc.subject.keywordLiderança.pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The consolidation of the use of teams in work environments has led to a consequent increase in efforts of researchers and managers to identify which aspects impact their effectiveness, the processes underlying their functioning, as well as the competencies needed to achieve the proposed challenges. In order to collaborate with this scenario, this study aims to determine the empirical relevance of the proposed explanatory model, in which team competencies act as mediators of the relationship between the antecedents: team learning, leadership competencies and work design, in relation to performance and satisfaction, being this mediation moderated by psychological safety. To reach this gold, it was planned 4 studies: (1) Evidence of validity of the scale of Transportable Competencies in teams; (2) Theoretical and empirical limits of psychological security; (3) Evidence of validity for the leadership competencies scale; and (4) Model test in the project. The first study, related to the scale of transferable competencies, involved 465 workers, and exploratory and semi-confirmatory factor analyses were conducted, indicating the relevance of adopting a factorial solution that condenses three factors with excellent internal reliability (Coordination - α = 0,90; Adaptability - α = 0,90; Communication - α = 0,93), along with good fit indices and residuals (CFI = 0,99; NNFI = 0,99; RMSEA = 0,02; RMSR = 0,03). The second study, which performed the discriminant analysis between learning and psychological safety, as well as adapting the psychological safety scale for Brazil, had 412 respondents, indicating the discrimination of the two constructs, and the psychological safety scale showed validity evidence with an alpha of 0.89. The third study pertains to the Leadership Competencies scale, which exhibited excellent fit indices and residuals for the unifactorial model (X2/ df = 0,88; CFI = 1,00; TLI = 1,00; NFI = 0,99; SRMR = 0,03; RMSEA = 0.00). Finally, the fourth study aimed to test the proposed model, revealing the mediation of team competencies in relation to leadership competencies and satisfaction (indirect effect of 0,12 - 95% BCa CI = 0,02 – 0,26), as well as in relation to performance (indirect effect of 0,15 - 95% BCa CI = 0,01 – 0,31). Additionally, leadership competencies had a positive and significant impact on team effectiveness (performance: β = 0,27; p = 0,02; team satisfaction: β = 0,54; p = 0,00). These findings contribute to the field of teams with new measures that may collaborate with future research in the areas of team competencies, learning, psychological safety, and leadership competencies, as well as in practical terms with more effective organizational diagnostics.en
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.