http://repositorio.unb.br/handle/10482/53079| File | Size | Format | |
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| FelipeMarquesDeOliveiraRodrigues_TESE.pdf | 11,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
| Title: | Comportamento precorrente auxiliar em tarefa matemática : efeitos da correlação entre situação problema e estímulo auxiliar |
| Authors: | Rodrigues, Felipe Marques de Oliveira |
| Orientador(es):: | Castro Neto, Jorge Mendes de Oliveira |
| Assunto:: | Comportamento precorrente auxiliar Correlações Transferência de estímulos Tarefa matemática Latência |
| Issue Date: | 13-Nov-2025 |
| Data de defesa:: | 10-Mar-2025 |
| Citation: | RODRIGUES, Felipe Marques de Oliveira. Comportamento precorrente auxiliar em tarefa matemática: Efeitos da correlação entre situação problema e estímulo auxiliar. 2025. 178 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. |
| Abstract: | Trabalhos anteriores indicaram que a duração do comportamento precorrente auxiliar (e latência das respostas) diminuem em função do aumento de exposição ao treino, sem suprimir o comportamento corrente. O presente estudo investigou, em duas condições, os efeitos da correlação entre os estímulos da situação problema e os estímulos precorrentes auxiliares em dois experimentos, utilizando tarefas matemáticas com estudantes universitários; bem como se a exposição ao treino sob ambas as condições afeta a latência das respostas. Os participantes foram expostos a 50 problemas aritméticos de “matemática artificial”, divididos em cinco blocos de tentativas (e.g., 3$4;), sob duas condições envolvendo níveis de correlação diferentes (i.e., Condição 1,0 e Condição 0,50). Era possível acessar uma tela de auxílio que apresentava uma dica sobre a resolução do problema vigente (i.e., resposta precorrente auxiliar). A resposta precorrente auxiliar por corretas e a latência das tentativas por corretas foram medidas em ambos os experimentos. No Experimento 1, foram utilizados problemas com três valores de altura e oito valores de base (i.e., altura: três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez e 11; base: três, quatro e cinco). A resposta de consulta (i.e., precorrente auxiliar) apresentava a solução final para a resolução do problema, juntamente com a operação matemática que deveria ser aprendida (e.g., 3+2+1=6). No Experimento 2, foram utilizados problemas contendo o mesmo número e valores tanto para altura quanto para a base (i.e., três, quatro e cinco) e o estímulo precorrente auxiliar não apresentava a resposta final para a resolução do problema, apenas a operação que deveria ser aprendida (e.g., 3+2+1=). Os resultados de ambos os experimentos indicam que o nível de correlação afeta diferencialmente tanto a duração da resposta precorrente auxiliar, evidenciando uma relação inversa entre o nível de correlação e a duração da resposta auxiliar; bem como a latência das tentativas. |
| Abstract: | Previous studies have indicated that the duration of auxiliary precurrent behavior (and response latency) decreases as training exposure increases, without suppressing the current behavior. The present study investigated, under two conditions, the effects of the correlation between problem situation stimuli and auxiliary precurrent stimuli in two experiments using mathematical tasks with university students, as well as whether exposure to training under both conditions affects response latency. Participants were exposed to 50 arithmetic problems of "artificial mathematics," divided into five blocks of trials (e.g., 3$4), under two conditions involving different levels of correlation (i.e., Condition 1,0 and Condition 0,50). It was possible to access an auxiliary screen that provided a hint about solving the current problem (i.e., auxiliary precurrent response). The auxiliary precurrent response per correct and the latency of trials per correct were measured in both experiments. In Experiment 1, problems involved three height values and eight base values (i.e., height: three, four, five, six, seven, eight, nine, ten, and 11; base: three, four, and five). The consultation response (i.e., auxiliary precurrent) presented the final solution to the problem, along with the mathematical operation to be learned (e.g., 3+2+1=6). In Experiment 2, problems included the same number and values for both height and base (i.e., three, four, and five), and the auxiliary precurrent stimulus did not provide the final solution to the problem, only the operation to be learned (e.g., 3+2+1=). The results of both experiments indicated that the level of correlation differentially affects the duration of the auxiliary precurrent response, demonstrating an inverse relationship between the level of correlation and the duration of the auxiliary response, as well as the latency of the trials. |
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) |
| Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento |
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| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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