| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Castro Neto, Jorge Mendes de Oliveira | pt_BR |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Felipe Marques de Oliveira | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-13T21:14:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-13T21:14:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-13 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-10 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Felipe Marques de Oliveira. Comportamento precorrente auxiliar em tarefa matemática: Efeitos da correlação entre situação problema e estímulo auxiliar. 2025. 178 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53079 | - |
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Trabalhos anteriores indicaram que a duração do comportamento precorrente auxiliar (e
latência das respostas) diminuem em função do aumento de exposição ao treino, sem
suprimir o comportamento corrente. O presente estudo investigou, em duas condições, os
efeitos da correlação entre os estímulos da situação problema e os estímulos precorrentes
auxiliares em dois experimentos, utilizando tarefas matemáticas com estudantes
universitários; bem como se a exposição ao treino sob ambas as condições afeta a latência
das respostas. Os participantes foram expostos a 50 problemas aritméticos de “matemática
artificial”, divididos em cinco blocos de tentativas (e.g., 3$4;), sob duas condições
envolvendo níveis de correlação diferentes (i.e., Condição 1,0 e Condição 0,50). Era possível
acessar uma tela de auxílio que apresentava uma dica sobre a resolução do problema vigente
(i.e., resposta precorrente auxiliar). A resposta precorrente auxiliar por corretas e a latência
das tentativas por corretas foram medidas em ambos os experimentos. No Experimento 1,
foram utilizados problemas com três valores de altura e oito valores de base (i.e., altura: três,
quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez e 11; base: três, quatro e cinco). A resposta de
consulta (i.e., precorrente auxiliar) apresentava a solução final para a resolução do problema,
juntamente com a operação matemática que deveria ser aprendida (e.g., 3+2+1=6). No
Experimento 2, foram utilizados problemas contendo o mesmo número e valores tanto para
altura quanto para a base (i.e., três, quatro e cinco) e o estímulo precorrente auxiliar não
apresentava a resposta final para a resolução do problema, apenas a operação que deveria
ser aprendida (e.g., 3+2+1=). Os resultados de ambos os experimentos indicam que o nível
de correlação afeta diferencialmente tanto a duração da resposta precorrente auxiliar,
evidenciando uma relação inversa entre o nível de correlação e a duração da resposta
auxiliar; bem como a latência das tentativas. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Comportamento precorrente auxiliar em tarefa matemática : efeitos da correlação entre situação problema e estímulo auxiliar | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Comportamento precorrente auxiliar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Correlações | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Transferência de estímulos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Tarefa matemática | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Latência | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Previous studies have indicated that the duration of auxiliary precurrent behavior (and
response latency) decreases as training exposure increases, without suppressing the current
behavior. The present study investigated, under two conditions, the effects of the correlation
between problem situation stimuli and auxiliary precurrent stimuli in two experiments using
mathematical tasks with university students, as well as whether exposure to training under
both conditions affects response latency. Participants were exposed to 50 arithmetic
problems of "artificial mathematics," divided into five blocks of trials (e.g., 3$4), under two
conditions involving different levels of correlation (i.e., Condition 1,0 and Condition 0,50).
It was possible to access an auxiliary screen that provided a hint about solving the current
problem (i.e., auxiliary precurrent response). The auxiliary precurrent response per correct
and the latency of trials per correct were measured in both experiments. In Experiment 1,
problems involved three height values and eight base values (i.e., height: three, four, five,
six, seven, eight, nine, ten, and 11; base: three, four, and five). The consultation response
(i.e., auxiliary precurrent) presented the final solution to the problem, along with the
mathematical operation to be learned (e.g., 3+2+1=6). In Experiment 2, problems included
the same number and values for both height and base (i.e., three, four, and five), and the
auxiliary precurrent stimulus did not provide the final solution to the problem, only the
operation to be learned (e.g., 3+2+1=). The results of both experiments indicated that the
level of correlation differentially affects the duration of the auxiliary precurrent response,
demonstrating an inverse relationship between the level of correlation and the duration of
the auxiliary response, as well as the latency of the trials. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|