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Título : Fortalecendo a saúde relacional na primeira infância e o desenvolvimento infantil no Brasil por meio da leitura com-partilhada com vídeo-feedback baseado em evidências
Otros títulos : Enhancing early relational health and child development through shared reading in brazil with evidence-based video-feedback
Autor : Mazzuchelli, Denise Silva Rocha
Orientador(es):: Flores, Eileen Pfeiffer
Coorientador(es):: Mendelsohn, Alan
Assunto:: Saúde relacional precoce
Desenvolvimento infantil
Leitura compartilhada
Vídeo-feedback
Fecha de publicación : 13-nov-2025
Citación : MAZZUCHELLI, Denise Silva Rocha. Fortalecendo a Saúde Relacional na Primeira Infância e o Desenvolvimento Infantil no Brasil por Meio da Leitura Com-partilhada com Vídeo-Feedback Baseado em Evidências . 2025. 240 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : Décadas de investigação têm documentado como a pobreza está associada a disparidades no desenvolvimento na primeira infância que se traduzem em desigualdades a longo prazo no desempenho educacional, crescimento físico, bem-estar emocional e prosperidade geral ao longo da vida. Diversas investigações têm revelado que as intervenções que apoiam a saúde relacional na primeira infância—definida como relações entre cuidador e criança que são afetuosas, responsivas e emocionalmente apoiadoras, formando a fundação para propiciar desenvolvimento ideal nas áreas cognitiva, social e emocional—podem reduzir eficazmente estas disparidades precoces. O vídeo-feedback, incluindo aquele feito a partir de leitura compartilhada e interações em brincadeiras, foi identificado como uma estratégia particularmente eficaz para apoiar a saúde relacional na primeira infância. Apesar das evidências estabelecidas por resultados positivos a curto e a longo prazo, subsistem lacunas importantes. Essas lacunas estão relacionadas com (1) a entrega dessas estratégias através de sistemas remotos; (2) a utilização dessas abordagens fora dos Estados Unidos, particularmente no Brasil; e (3) a implementação ampla em ambientes-chave para experiências na primeira infância, incluindo tanto casas de família como ambientes educacionais. O objetivo geral desta pesquisa é adaptar estratégias baseadas em evidências com eficácia demonstrada no exterior para o contexto brasileiro, abordando tanto o ambiente doméstico quanto o escolar, enquanto se avalia a eficácia e a viabilidade de intervenções remotas para promover a saúde relacional na primeira infância através do brincar e da leitura dialógica em populações vulneráveis. Esta tese segue um formato pronto para publicação e consiste em uma coleção de artigos científicos composta por quatro manuscritos, cada um contribuindo para o objetivo geral. O artigo 1, intitulado “Efeitos das intervenções parentais remotas nas práticas de leitura compartilhada: Uma Revisão Sistemática”, fornece a análise de estudos que empregam treinamento parental remoto para incentivar a leitura compartilhada em família e examina seus impactos no desenvolvimento infantil e nas interações familiares. O manuscrito 2, “Adaptação do PlayReadVIP em Entrega Remota para Educação Infantil e Creches Brasileiras para Apoiar a Saúde Relacional na Primeira Infância” introduz o modelo PlayReadVIP, documenta a sua adaptação ao contexto brasileiro e apresenta resultados preliminares sobre a viabilidade, incluindo a aceitabilidade e o envolvimento dos participantes. Os manuscritos subsequentes expandem esses estudos fundamentais. O manuscrito 3, “Aprimorando as Interações entre Pais e Filhos e o Desenvolvimento Infantil em Ambientes Educacionais Brasileiros: Impacto Pré-Pós da Adaptação do PlayReadVIP,” explora os efeitos do programa sobre as medidas parentais e os resultados das crianças, contribuindo para a evidência de sua eficácia. Manuscrito 4, “Dos Cuidados Primários às Salas de Aula: Um Estudo Piloto do PlayReadVIP com Professoras de Pré-Escolas Brasileiras”, detalha o processo de adaptação para professores e avalia o impacto do programa nas práticas educacionais e nos resultados das professoras. Coletivamente, esses manuscritos fornecem uma descrição detalhada do conteúdo da intervenção, das adaptações curriculares e dos efeitos medidos nos pais e nos contextos educacionais. Esta tese conclui com reflexões sobre as implicações destas descobertas para os programas parentais, práticas parentais e de ensino responsivas, intervenções com leitura dialógica, políticas públicas e para o desenvolvimento infantil em países de baixa e média renda (LMIC), como o Brasil. Estas reflexões destacam o potencial de estratégias escaláveis e acessíveis para abordar as disparidades relacionadas à pobreza e promover a saúde relacional precoce através de abordagens baseadas em evidências.
Abstract: Decades of research have documented how poverty is associated with disparities in early childhood development that translate to long-term inequities in educational outcomes, physical growth, emotional well-being, and overall thriving across the lifespan. A large body of research has shown that interventions supporting early relational health—defined as nurturing, responsive, and emotionally supportive caregiver-child relationships—provide a strong foundation for supporting optimal development across cognitive, social, and emotional domains and can effectively reduce these early disparities. Video-feedback, including guided shared reading and play interactions, has been identified as a particularly effective strategy for supporting early relational health. Despite established evidence of both short- and long-term positive outcomes, critical gaps remain. These gaps relate to (1) delivery of these strategies through remote systems; (2) utilization of these approaches outside the United States, particularly in Brazil; and (3) comprehensive implementation across key environments for early childhood experiences, including both family homes and educational settings. Therefore, the overarching aim of this research is to adapt evidence-based video-feedback strategies with demonstrated efficacy abroad in the Brazilian context, addressing both home and school environments, while assessing the efficacy and feasibility of remote interventions to promote early relational health through play and dialogic reading in vulnerable populations. This dissertation adheres to a journal-ready format and consists of a collection of scientific articles comprising four manuscripts, each contributing to the overarching objective. Manuscript 1, titled “Effects of Remote Parental Interventions on Shared Reading Practices: A Systematic Review,” provides an analysis of studies employing remote parental training to encourage shared family reading, and examines its impact on child development and family interactions. Manuscript 2, “Remote Brazilian Educational Child Care Based Adaptation of PlayReadVIP to Support Early Relational Health” introduces the PlayReadVIP model, documents its adaptation to the Brazilian context, presents preliminary findings on feasibility, including acceptability and participant engagement. Subsequent manuscripts expand on these foundational studies. Manuscript 3, “Enhancing Parent-Child Interactions and Child Development in Brazilian Educational Settings: Pre-Post Impact of Adapted PlayReadVIP,” explores the program’s effects on parenting measures and child outcomes, contributing to the evidence for its efficacy. Manuscript 4, “From Primary Care to Classrooms: A Pilot Study of PlayReadVIP with Brazilian Preschool Teachers,” details the adaptation process for teachers and evaluates the program’s impact on educational practices and teacher outcomes. Collectively, these manuscripts provide a detailed account of the intervention content, curriculum adaptations, and measured effects on both parenting and teaching contexts. This dissertation concludes with reflections on the implications of these findings for parenting programs, responsive parenting and teaching practices, dialogic reading interventions, public policies, and child development in low- and middle-income countries (LMIC). In particular, we discuss the potential for remote delivery to support universal access to evidence-based strategies, thereby promoting early relational health and child development.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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