| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
| dc.contributor.author | Mazzuchelli, Denise Silva Rocha | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-13T21:14:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-13T21:14:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-13 | - |
| dc.date.submitted | 2025-05-09 | - |
| dc.identifier.citation | MAZZUCHELLI, Denise Silva Rocha. Fortalecendo a Saúde Relacional na Primeira Infância e o Desenvolvimento Infantil no Brasil por Meio da Leitura Com-partilhada com Vídeo-Feedback Baseado em Evidências . 2025. 240 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53078 | - |
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Décadas de investigação têm documentado como a pobreza está associada a disparidades no
desenvolvimento na primeira infância que se traduzem em desigualdades a longo prazo no
desempenho educacional, crescimento físico, bem-estar emocional e prosperidade geral ao longo
da vida. Diversas investigações têm revelado que as intervenções que apoiam a saúde relacional
na primeira infância—definida como relações entre cuidador e criança que são afetuosas,
responsivas e emocionalmente apoiadoras, formando a fundação para propiciar desenvolvimento
ideal nas áreas cognitiva, social e emocional—podem reduzir eficazmente estas disparidades
precoces. O vídeo-feedback, incluindo aquele feito a partir de leitura compartilhada e interações
em brincadeiras, foi identificado como uma estratégia particularmente eficaz para apoiar a saúde
relacional na primeira infância. Apesar das evidências estabelecidas por resultados positivos a
curto e a longo prazo, subsistem lacunas importantes. Essas lacunas estão relacionadas com (1) a
entrega dessas estratégias através de sistemas remotos; (2) a utilização dessas abordagens fora dos
Estados Unidos, particularmente no Brasil; e (3) a implementação ampla em ambientes-chave para
experiências na primeira infância, incluindo tanto casas de família como ambientes educacionais.
O objetivo geral desta pesquisa é adaptar estratégias baseadas em evidências com eficácia
demonstrada no exterior para o contexto brasileiro, abordando tanto o ambiente doméstico quanto
o escolar, enquanto se avalia a eficácia e a viabilidade de intervenções remotas para promover a
saúde relacional na primeira infância através do brincar e da leitura dialógica em populações
vulneráveis. Esta tese segue um formato pronto para publicação e consiste em uma coleção de
artigos científicos composta por quatro manuscritos, cada um contribuindo para o objetivo geral.
O artigo 1, intitulado “Efeitos das intervenções parentais remotas nas práticas de leitura
compartilhada: Uma Revisão Sistemática”, fornece a análise de estudos que empregam treinamento parental remoto para incentivar a leitura compartilhada em família e examina seus
impactos no desenvolvimento infantil e nas interações familiares. O manuscrito 2, “Adaptação do
PlayReadVIP em Entrega Remota para Educação Infantil e Creches Brasileiras para Apoiar a
Saúde Relacional na Primeira Infância” introduz o modelo PlayReadVIP, documenta a sua
adaptação ao contexto brasileiro e apresenta resultados preliminares sobre a viabilidade, incluindo
a aceitabilidade e o envolvimento dos participantes. Os manuscritos subsequentes expandem esses
estudos fundamentais. O manuscrito 3, “Aprimorando as Interações entre Pais e Filhos e o
Desenvolvimento Infantil em Ambientes Educacionais Brasileiros: Impacto Pré-Pós da Adaptação
do PlayReadVIP,” explora os efeitos do programa sobre as medidas parentais e os resultados das
crianças, contribuindo para a evidência de sua eficácia. Manuscrito 4, “Dos Cuidados Primários às
Salas de Aula: Um Estudo Piloto do PlayReadVIP com Professoras de Pré-Escolas Brasileiras”,
detalha o processo de adaptação para professores e avalia o impacto do programa nas práticas
educacionais e nos resultados das professoras. Coletivamente, esses manuscritos fornecem uma
descrição detalhada do conteúdo da intervenção, das adaptações curriculares e dos efeitos medidos
nos pais e nos contextos educacionais. Esta tese conclui com reflexões sobre as implicações destas
descobertas para os programas parentais, práticas parentais e de ensino responsivas, intervenções
com leitura dialógica, políticas públicas e para o desenvolvimento infantil em países de baixa e
média renda (LMIC), como o Brasil. Estas reflexões destacam o potencial de estratégias escaláveis
e acessíveis para abordar as disparidades relacionadas à pobreza e promover a saúde relacional
precoce através de abordagens baseadas em evidências. | pt_BR |
| dc.language.iso | poreng | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Fortalecendo a saúde relacional na primeira infância e o desenvolvimento infantil no Brasil por meio da leitura com-partilhada com vídeo-feedback baseado em evidências | pt_BR |
| dc.title.alternative | Enhancing early relational health and child development through shared reading in brazil with evidence-based video-feedback | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Saúde relacional precoce | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Leitura compartilhada | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Vídeo-feedback | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.contributor.advisorco | Mendelsohn, Alan | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Decades of research have documented how poverty is associated with disparities in early childhood
development that translate to long-term inequities in educational outcomes, physical growth,
emotional well-being, and overall thriving across the lifespan. A large body of research has shown
that interventions supporting early relational health—defined as nurturing, responsive, and
emotionally supportive caregiver-child relationships—provide a strong foundation for supporting
optimal development across cognitive, social, and emotional domains and can effectively reduce
these early disparities. Video-feedback, including guided shared reading and play interactions, has
been identified as a particularly effective strategy for supporting early relational health. Despite
established evidence of both short- and long-term positive outcomes, critical gaps remain. These
gaps relate to (1) delivery of these strategies through remote systems; (2) utilization of these
approaches outside the United States, particularly in Brazil; and (3) comprehensive
implementation across key environments for early childhood experiences, including both family
homes and educational settings. Therefore, the overarching aim of this research is to adapt
evidence-based video-feedback strategies with demonstrated efficacy abroad in the Brazilian
context, addressing both home and school environments, while assessing the efficacy and
feasibility of remote interventions to promote early relational health through play and dialogic
reading in vulnerable populations. This dissertation adheres to a journal-ready format and consists
of a collection of scientific articles comprising four manuscripts, each contributing to the
overarching objective. Manuscript 1, titled “Effects of Remote Parental Interventions on Shared
Reading Practices: A Systematic Review,” provides an analysis of studies employing remote
parental training to encourage shared family reading, and examines its impact on child
development and family interactions. Manuscript 2, “Remote Brazilian Educational Child Care Based Adaptation of PlayReadVIP to Support Early Relational Health” introduces the
PlayReadVIP model, documents its adaptation to the Brazilian context, presents preliminary
findings on feasibility, including acceptability and participant engagement. Subsequent
manuscripts expand on these foundational studies. Manuscript 3, “Enhancing Parent-Child
Interactions and Child Development in Brazilian Educational Settings: Pre-Post Impact of Adapted
PlayReadVIP,” explores the program’s effects on parenting measures and child outcomes,
contributing to the evidence for its efficacy. Manuscript 4, “From Primary Care to Classrooms: A
Pilot Study of PlayReadVIP with Brazilian Preschool Teachers,” details the adaptation process for
teachers and evaluates the program’s impact on educational practices and teacher outcomes.
Collectively, these manuscripts provide a detailed account of the intervention content, curriculum
adaptations, and measured effects on both parenting and teaching contexts. This dissertation
concludes with reflections on the implications of these findings for parenting programs, responsive
parenting and teaching practices, dialogic reading interventions, public policies, and child
development in low- and middle-income countries (LMIC). In particular, we discuss the potential
for remote delivery to support universal access to evidence-based strategies, thereby promoting
early relational health and child development. | en |
| dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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