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Título: Avaliação do desempenho do Programa de Iniciação Científica (ProIC) da Universidade de Brasília
Autor(es): Mororo, Deborah Leopoldina
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Iniciação científica
Produto tecnico-tecnológico
Iniciação científica
Iniciação científica - desempenho
Iniciação científica - eficiência
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: MORORO, Deborah Leopoldina. Avaliação do desempenho do Programa de Iniciação Científica (ProIC) da Universidade de Brasília. 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A Iniciação Científica (IC) no Brasil foi introduzida de forma Institucional em meados do século XX com a criação de agências estatais de fomento à pesquisa científica. As principais agências são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, ambas instituídas em 1951, com financiamento para concessão de bolsas de pesquisa nos cursos de graduação. A Iniciação Científica, institucionalizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e continuada pelo Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) são o ponto de partida para incentivar talentos nos curos de graduação universitária. No contexto dessa discussão, este trabalho de conclusão de curso traz a inquietação de como avaliar o desempenho da política pública de Iniciação Científica conduzida pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) por meio dos editais de PIBIC e PIBITI, utilizando dados amostrais de 2019 a 2023. A investigação conduzida para este efeito tem como objetivo propor indicador para avaliar o desempenho dos programas utilizando metodologia positivista não paramétrica, sustentada no conceito do Quociente Locacional (QL) e ainda propor Produto TécnicoTecnológico por meio de projeto de Manual de Assessoria, à gestão do ProIC, para melhorar a qualidade dos dados que produzem informação do ProIC. Os resultados obtidos por meio do QL e dos estimadores das estatísticas descritivas, sinalizam que os egressos do PIBITI obtiveram melhor desempenho quando comparados ao desempenho dos egressos do PIBIC. Por fim, ainda que os resultados da pesquisa sejam robustos, mas pelo horizonte dos dados amostrais estarem restritos ao quadriênio 2019/2020 a 2022/2023, sugere-se que em pesquisas subsequentes utilize-se horizonte amostral que contemple período com maior amplitude para espelhar com mais abrangência a eficiência da gestão do Programa.
Abstract: Scientific Initiation (IC) in Brazil was introduced institutionally in the mid-20th century with the creation of state agencies to promote scientific research. The main agencies are the National Council for Scientific and Technological Development – CNPq and the National Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – CAPES, both established in 1951, providing funding for the granting of research scholarships at the undergraduate level. Scientific Initiation, institutionalized through the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships (PIBIC) and continued by the Program for Scientific Initiation in Technological Development and Innovation (PIBITI), serves as the starting point to encourage talent in undergraduate education. In the context of this discussion, this thesis brings forth the concern of how to evaluate the performance of the public policy of Scientific Initiation conducted by the Scientific Initiation Program of the University of Brasília (UnB) through the PIBIC and PIBITI calls, using sample data from 2019 to 2023. The investigation conducted for this purpose aims to propose an indicator to assess the performance of the programs using a non-parametric positivist methodology, based on the concept of the Locational Quotient (LQ), and also to propose a Technical-Scientific Product through a Consultant Manual project for the management of ProIC, to improve the quality of the data that produce information on ProIC. The results obtained through the QL and the estimators of the descriptive statistics indicate that the graduates of PIBITI performed better compared to the performance of the graduates of PIBIC. Finally, although the research results are robust, the sample data horizon is limited to the period from 2019/2020 to 2022/2023, it is suggested that in subsequent research, the sample horizon encompasses a broader period to reflect the efficiency of the Program's management more comprehensively.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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