| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | França, José Antônio de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Mororo, Deborah Leopoldina | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T19:43:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T19:43:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-01 | - |
| dc.identifier.citation | MORORO, Deborah Leopoldina. Avaliação do desempenho do Programa de Iniciação Científica (ProIC) da Universidade de Brasília. 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52815 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Iniciação Científica (IC) no Brasil foi introduzida de forma Institucional em meados do século
XX com a criação de agências estatais de fomento à pesquisa científica. As principais agências
são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a
Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, ambas
instituídas em 1951, com financiamento para concessão de bolsas de pesquisa nos cursos de
graduação. A Iniciação Científica, institucionalizada por meio do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e continuada pelo Programa de Iniciação Científica em
Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) são o ponto de partida para incentivar
talentos nos curos de graduação universitária. No contexto dessa discussão, este trabalho de
conclusão de curso traz a inquietação de como avaliar o desempenho da política pública de
Iniciação Científica conduzida pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade de
Brasília (UnB) por meio dos editais de PIBIC e PIBITI, utilizando dados amostrais de 2019 a
2023. A investigação conduzida para este efeito tem como objetivo propor indicador para
avaliar o desempenho dos programas utilizando metodologia positivista não paramétrica,
sustentada no conceito do Quociente Locacional (QL) e ainda propor Produto TécnicoTecnológico por meio de projeto de Manual de Assessoria, à gestão do ProIC, para melhorar a
qualidade dos dados que produzem informação do ProIC. Os resultados obtidos por meio do
QL e dos estimadores das estatísticas descritivas, sinalizam que os egressos do PIBITI
obtiveram melhor desempenho quando comparados ao desempenho dos egressos do PIBIC. Por
fim, ainda que os resultados da pesquisa sejam robustos, mas pelo horizonte dos dados
amostrais estarem restritos ao quadriênio 2019/2020 a 2022/2023, sugere-se que em pesquisas
subsequentes utilize-se horizonte amostral que contemple período com maior amplitude para
espelhar com mais abrangência a eficiência da gestão do Programa. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Avaliação do desempenho do Programa de Iniciação Científica (ProIC) da Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Iniciação científica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Produto tecnico-tecnológico | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Iniciação científica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Iniciação científica - desempenho | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Iniciação científica - eficiência | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Scientific Initiation (IC) in Brazil was introduced institutionally in the mid-20th century with
the creation of state agencies to promote scientific research. The main agencies are the National
Council for Scientific and Technological Development – CNPq and the National Coordination
for the Improvement of Higher Education Personnel – CAPES, both established in 1951,
providing funding for the granting of research scholarships at the undergraduate level. Scientific
Initiation, institutionalized through the Institutional Program of Scientific Initiation
Scholarships (PIBIC) and continued by the Program for Scientific Initiation in Technological
Development and Innovation (PIBITI), serves as the starting point to encourage talent in
undergraduate education. In the context of this discussion, this thesis brings forth the concern
of how to evaluate the performance of the public policy of Scientific Initiation conducted by
the Scientific Initiation Program of the University of Brasília (UnB) through the PIBIC and
PIBITI calls, using sample data from 2019 to 2023. The investigation conducted for this purpose
aims to propose an indicator to assess the performance of the programs using a non-parametric
positivist methodology, based on the concept of the Locational Quotient (LQ), and also to
propose a Technical-Scientific Product through a Consultant Manual project for the
management of ProIC, to improve the quality of the data that produce information on ProIC.
The results obtained through the QL and the estimators of the descriptive statistics indicate that
the graduates of PIBITI performed better compared to the performance of the graduates of
PIBIC. Finally, although the research results are robust, the sample data horizon is limited to
the period from 2019/2020 to 2022/2023, it is suggested that in subsequent research, the sample
horizon encompasses a broader period to reflect the efficiency of the Program's management
more comprehensively. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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