http://repositorio.unb.br/handle/10482/52699| Fichero | Tamaño | Formato | |
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| IaraTxaiPimentelDeSouza_DISSERT.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título : | O cultivo dos afetos nas artes : contribuições de Vigotski e Steiner para uma Educação Estética |
| Autor : | Souza, Iara Txai Pimentel de |
| Orientador(es):: | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
| Assunto:: | Arte e educação Afeto - pedagogia Vigotsky, L. S., (Lev Semenovich), 1896-1934 Steiner, Rudolf, 1861-1925 |
| Fecha de publicación : | 14-oct-2025 |
| Data de defesa:: | 30-jul-2025 |
| Citación : | SOUZA, Iara Txai Pimentel de. O cultivo dos afetos nas artes: contribuições de Vigotski e Steiner para uma Educação Estética. 2025. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumen : | Esta dissertação teve como objetivo realizar uma análise dialógica das concepções de Lev Vigotski e Rudolf Steiner sobre a relação entre afeto e arte na educação, a partir de suas teorias. Ambos os autores reconhecem que a arte é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano, considerando suas dimensões afetivas e intelectuais, para Vigotski, e as dimensões do pensar, do sentir e do agir, para Steiner. Para Vigotski, o ser humano é uma unidade intelecto-afetiva, e a arte desempenha um papel essencial nesse processo, auxiliando na regulação dos afetos e no desenvolvimento da consciência da particularidade. Já na pedagogia Waldorf de Steiner, a arte ocupa o centro do processo educativo, promovendo o desenvolvimento da criança em sua totalidade. O estudo critica a educação convencional, que trata a arte como meio para outros fins, propondo uma reflexão sobre a importância de valorizá-la como atividade fundamental para possibilitar o desenvolvimento integral do ser humano. Foi realizada uma revisão exploratória dos escritos dos autores sobre o tema, acompanhada de uma construção autonarrativa das vivências da pesquisadora e de sua análise. A pesquisa evidenciou que, apesar dos autores possuírem diferentes bases epistemológicas e serem de épocas distintas, possuem uma grande afinidade nos modos de pensar a arte na educação. Ambos, ainda hoje, mostram-se necessários para uma educação estética. |
| Abstract: | This dissertation aimed to conduct a dialogical analysis of Lev Vigotski’s and Rudolf Steiner’s conceptions regarding the relationship between affect and art in education, based on their respective theories. Both authors recognize that art is fundamental for the integral development of the human being, considering its affective and intellectual dimensions in Vigotski’s case, and the dimensions of thinking, feeling, and acting in Steiner’s case. For Vigotski, the human being constitutes an intellect-affective unity, and art plays an essential role in this process, aiding in the regulation of affects and the development of awareness of particularity. In Steiner’s Waldorf pedagogy, art occupies the center of the educational process, promoting the child’s holistic development. The study critiques conventional education, which treats art as a means to other ends, proposing a reflection on the importance of valuing it as a fundamental activity to enable the integral development of human beings. An exploratory review of the authors’ writings on the topic was conducted, accompanied by an autonarrative construction of the researcher’s experiences and their analysis. The research evidenced that, despite the authors having different epistemological foundations and belonging to different historical periods, there is a strong affinity in their ways of thinking about art in education. Both, even today, remain essential for an aesthetic education. |
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
| Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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