Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52699
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
IaraTxaiPimentelDeSouza_DISSERT.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martinspt_BR
dc.contributor.authorSouza, Iara Txai Pimentel dept_BR
dc.date.accessioned2025-10-14T21:03:27Z-
dc.date.available2025-10-14T21:03:27Z-
dc.date.issued2025-10-14-
dc.date.submitted2025-07-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Iara Txai Pimentel de. O cultivo dos afetos nas artes: contribuições de Vigotski e Steiner para uma Educação Estética. 2025. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52699-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo realizar uma análise dialógica das concepções de Lev Vigotski e Rudolf Steiner sobre a relação entre afeto e arte na educação, a partir de suas teorias. Ambos os autores reconhecem que a arte é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano, considerando suas dimensões afetivas e intelectuais, para Vigotski, e as dimensões do pensar, do sentir e do agir, para Steiner. Para Vigotski, o ser humano é uma unidade intelecto-afetiva, e a arte desempenha um papel essencial nesse processo, auxiliando na regulação dos afetos e no desenvolvimento da consciência da particularidade. Já na pedagogia Waldorf de Steiner, a arte ocupa o centro do processo educativo, promovendo o desenvolvimento da criança em sua totalidade. O estudo critica a educação convencional, que trata a arte como meio para outros fins, propondo uma reflexão sobre a importância de valorizá-la como atividade fundamental para possibilitar o desenvolvimento integral do ser humano. Foi realizada uma revisão exploratória dos escritos dos autores sobre o tema, acompanhada de uma construção autonarrativa das vivências da pesquisadora e de sua análise. A pesquisa evidenciou que, apesar dos autores possuírem diferentes bases epistemológicas e serem de épocas distintas, possuem uma grande afinidade nos modos de pensar a arte na educação. Ambos, ainda hoje, mostram-se necessários para uma educação estética.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO cultivo dos afetos nas artes : contribuições de Vigotski e Steiner para uma Educação Estéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAfeto - pedagogiapt_BR
dc.subject.keywordVigotsky, L. S., (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.subject.keywordSteiner, Rudolf, 1861-1925pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aimed to conduct a dialogical analysis of Lev Vigotski’s and Rudolf Steiner’s conceptions regarding the relationship between affect and art in education, based on their respective theories. Both authors recognize that art is fundamental for the integral development of the human being, considering its affective and intellectual dimensions in Vigotski’s case, and the dimensions of thinking, feeling, and acting in Steiner’s case. For Vigotski, the human being constitutes an intellect-affective unity, and art plays an essential role in this process, aiding in the regulation of affects and the development of awareness of particularity. In Steiner’s Waldorf pedagogy, art occupies the center of the educational process, promoting the child’s holistic development. The study critiques conventional education, which treats art as a means to other ends, proposing a reflection on the importance of valuing it as a fundamental activity to enable the integral development of human beings. An exploratory review of the authors’ writings on the topic was conducted, accompanied by an autonarrative construction of the researcher’s experiences and their analysis. The research evidenced that, despite the authors having different epistemological foundations and belonging to different historical periods, there is a strong affinity in their ways of thinking about art in education. Both, even today, remain essential for an aesthetic education.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.