| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | pt_BR |
| dc.contributor.author | Souza, Iara Txai Pimentel de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:27Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:27Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-30 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Iara Txai Pimentel de. O cultivo dos afetos nas artes: contribuições de Vigotski e Steiner para uma Educação Estética. 2025. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52699 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo realizar uma análise dialógica das concepções
de Lev Vigotski e Rudolf Steiner sobre a relação entre afeto e arte na educação, a
partir de suas teorias. Ambos os autores reconhecem que a arte é fundamental para
o desenvolvimento integral do ser humano, considerando suas dimensões afetivas e
intelectuais, para Vigotski, e as dimensões do pensar, do sentir e do agir, para Steiner.
Para Vigotski, o ser humano é uma unidade intelecto-afetiva, e a arte desempenha
um papel essencial nesse processo, auxiliando na regulação dos afetos e no
desenvolvimento da consciência da particularidade. Já na pedagogia Waldorf de
Steiner, a arte ocupa o centro do processo educativo, promovendo o desenvolvimento
da criança em sua totalidade. O estudo critica a educação convencional, que trata a
arte como meio para outros fins, propondo uma reflexão sobre a importância de
valorizá-la como atividade fundamental para possibilitar o desenvolvimento integral do
ser humano. Foi realizada uma revisão exploratória dos escritos dos autores sobre o
tema, acompanhada de uma construção autonarrativa das vivências da pesquisadora
e de sua análise. A pesquisa evidenciou que, apesar dos autores possuírem diferentes
bases epistemológicas e serem de épocas distintas, possuem uma grande afinidade
nos modos de pensar a arte na educação. Ambos, ainda hoje, mostram-se
necessários para uma educação estética. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | O cultivo dos afetos nas artes : contribuições de Vigotski e Steiner para uma Educação Estética | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Afeto - pedagogia | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Vigotsky, L. S., (Lev Semenovich), 1896-1934 | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Steiner, Rudolf, 1861-1925 | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation aimed to conduct a dialogical analysis of Lev Vigotski’s and Rudolf
Steiner’s conceptions regarding the relationship between affect and art in education,
based on their respective theories. Both authors recognize that art is fundamental for
the integral development of the human being, considering its affective and intellectual
dimensions in Vigotski’s case, and the dimensions of thinking, feeling, and acting in
Steiner’s case. For Vigotski, the human being constitutes an intellect-affective unity,
and art plays an essential role in this process, aiding in the regulation of affects and
the development of awareness of particularity. In Steiner’s Waldorf pedagogy, art
occupies the center of the educational process, promoting the child’s holistic
development. The study critiques conventional education, which treats art as a means
to other ends, proposing a reflection on the importance of valuing it as a fundamental
activity to enable the integral development of human beings. An exploratory review of
the authors’ writings on the topic was conducted, accompanied by an autonarrative
construction of the researcher’s experiences and their analysis. The research
evidenced that, despite the authors having different epistemological foundations and
belonging to different historical periods, there is a strong affinity in their ways of thinking
about art in education. Both, even today, remain essential for an aesthetic education. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|