http://repositorio.unb.br/handle/10482/52630
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
SandraCristinaDaSilva_DISSERT.pdf | 4,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Qualidade e equidade da infraestrutura escolar e da conectividade digital na Educação Básica brasileira |
Autor(es): | Silva, Sandra Cristina da |
Orientador(es): | Castioni, Remi |
Assunto: | Eficácia no ensino Infraestrutura escolar Equidade educacional Qualidade da educação Educação básica - Brasil |
Data de publicação: | 10-Out-2025 |
Data de defesa: | 24-Fev-2025 |
Referência: | SILVA, Sandra Cristina da. Qualidade e equidade da infraestrutura escolar e da conectividade digital na Educação Básica brasileira. 2025. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | A pesquisa investiga a eficácia escolar na educação básica brasileira, articulando fatores intraescolares, como infraestrutura física e conectividade digital, ao desempenho e à equidade educacional. O estudo estrutura-se em dois eixos: uma revisão sistemática da produção científica nacional sobre eficácia escolar entre 2000 e 2024 e uma análise empírica da percepção docente sobre as condições físicas e digitais das escolas, baseada em dados do Equidade.Info. A literatura aponta uma produção acadêmica consolidada, fundamentada nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e em modelos multiníveis, mas revela lacunas importantes, como a sub-representação de algumas etapas educacionais e a falta de integração entre abordagens qualitativas e quantitativas. No eixo empírico, os resultados evidenciam que, embora serviços essenciais como água encanada, banheiros e energia elétrica sejam amplamente disponíveis, persistem desafios relacionados à ventilação inadequada, materiais escolares e ao uso pedagógico da internet. A conectividade digital enfrenta limitações quanto à estabilidade e velocidade da rede, comprometendo seu potencial educativo e afetando práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, os docentes demonstram avaliações distintas sobre suas escolas como local de trabalho e como ambiente de aprendizagem para os filhos. A articulação entre achados teóricos e empíricos reforça o papel dos fatores intraescolares na promoção da eficácia educacional, indicando que a qualidade da infraestrutura e da conectividade digital afeta diretamente as condições de ensino-aprendizagem. O estudo contribui para a pesquisa sobre eficácia escolar e equidade, fornecendo subsídios para investigações futuras e para o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao sucesso da educação básica no país. |
Abstract: | This research investigates school effectiveness in Brazilian basic education, linking intra-school factors, such as physical infrastructure and digital connectivity, to educational performance and equity. The study is structured into two complementary axes: a systematic review of national scientific production on school effectiveness from 2000 to 2024 and an empirical analysis of teachers' perceptions regarding the physical and digital conditions of schools, based on data from Equidade.Info. The literature review highlights a consolidated academic production, mainly based on data from the Basic Education Assessment System (Saeb) and multilevel models, but also reveals significant gaps, such as the underrepresentation of specific educational stages and the need for greater integration between qualitative and quantitative approaches. The empirical findings indicate that, although essential services such as running water, restrooms, and electricity are widely available, challenges remain regarding ventilation, school supplies, and the pedagogical use of the internet. Digital connectivity, although present, still faces limitations related to network stability and connection speed, compromising its educational potential. Furthermore, teachers present distinct evaluations of their schools as workplaces and as learning environments for their own children. The articulation between theoretical and empirical findings reinforces the central role of intra-school factors in promoting educational effectiveness, indicating that the quality of infrastructure and connectivity directly impacts teaching and learning conditions. This study contributes to advancing research on school effectiveness and educational equity in Brazil, providing insights for future investigations and for improving public policies aimed at the success of basic education in the country. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.