Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Sandra Cristina da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:42Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10T17:58:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sandra Cristina da. Qualidade e equidade da infraestrutura escolar e da conectividade digital na Educação Básica brasileira. 2025. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52630 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa investiga a eficácia escolar na educação básica brasileira, articulando fatores
intraescolares, como infraestrutura física e conectividade digital, ao desempenho e à equidade
educacional. O estudo estrutura-se em dois eixos: uma revisão sistemática da produção
científica nacional sobre eficácia escolar entre 2000 e 2024 e uma análise empírica da percepção
docente sobre as condições físicas e digitais das escolas, baseada em dados do Equidade.Info.
A literatura aponta uma produção acadêmica consolidada, fundamentada nos dados do Sistema
de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e em modelos multiníveis, mas revela lacunas
importantes, como a sub-representação de algumas etapas educacionais e a falta de integração
entre abordagens qualitativas e quantitativas. No eixo empírico, os resultados evidenciam que,
embora serviços essenciais como água encanada, banheiros e energia elétrica sejam
amplamente disponíveis, persistem desafios relacionados à ventilação inadequada, materiais
escolares e ao uso pedagógico da internet. A conectividade digital enfrenta limitações quanto à
estabilidade e velocidade da rede, comprometendo seu potencial educativo e afetando práticas
pedagógicas inovadoras. Além disso, os docentes demonstram avaliações distintas sobre suas
escolas como local de trabalho e como ambiente de aprendizagem para os filhos. A articulação
entre achados teóricos e empíricos reforça o papel dos fatores intraescolares na promoção da
eficácia educacional, indicando que a qualidade da infraestrutura e da conectividade digital
afeta diretamente as condições de ensino-aprendizagem. O estudo contribui para a pesquisa
sobre eficácia escolar e equidade, fornecendo subsídios para investigações futuras e para o
aprimoramento de políticas públicas voltadas ao sucesso da educação básica no país. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Qualidade e equidade da infraestrutura escolar e da conectividade digital na Educação Básica brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficácia no ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equidade educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates school effectiveness in Brazilian basic education, linking intra-school
factors, such as physical infrastructure and digital connectivity, to educational performance and
equity. The study is structured into two complementary axes: a systematic review of national
scientific production on school effectiveness from 2000 to 2024 and an empirical analysis of
teachers' perceptions regarding the physical and digital conditions of schools, based on data
from Equidade.Info. The literature review highlights a consolidated academic production,
mainly based on data from the Basic Education Assessment System (Saeb) and multilevel
models, but also reveals significant gaps, such as the underrepresentation of specific educational
stages and the need for greater integration between qualitative and quantitative approaches. The
empirical findings indicate that, although essential services such as running water, restrooms,
and electricity are widely available, challenges remain regarding ventilation, school supplies,
and the pedagogical use of the internet. Digital connectivity, although present, still faces
limitations related to network stability and connection speed, compromising its educational
potential. Furthermore, teachers present distinct evaluations of their schools as workplaces and
as learning environments for their own children. The articulation between theoretical and
empirical findings reinforces the central role of intra-school factors in promoting educational
effectiveness, indicating that the quality of infrastructure and connectivity directly impacts
teaching and learning conditions. This study contributes to advancing research on school
effectiveness and educational equity in Brazil, providing insights for future investigations and
for improving public policies aimed at the success of basic education in the country. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|