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Título: Entre a singularidade e a visibilidade das crianças da área rural em instituição de Educação Infantil do Campo no Distrito Federal
Autor(es): Lima Neto, Rafael de Paula
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Educação do campo
Educação infantil
Estudos sociais da infância
Educação infantil - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 10-Out-2025
Referência: LIMA NETO, Rafael de Paula. Entre a singularidade e a visibilidade das crianças da área rural em instituição de Educação Infantil do campo no Distrito Federal. 2025. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender como uma instituição de Educação Infantil do campo contempla ou não as singularidades das crianças que vivem na área rural, considerando-se o atendimento e a organização pedagógica. Propomos três categorias de análises. Na primeira, buscamos realizar um levantamento do perfil de matrículas de uma instituição educativa nos últimos dez anos, de forma a evidenciar o impacto do atendimento fora do perfil da Educação do Campo, em termos quantitativos. Na segunda, investigamos se o Projeto Político-Pedagógico (PPP) publicizado e atualizado entre 2019 e 2023 acompanhou as mudanças materiais no atendimento às crianças do campo, além analisarmos e descrevermos como o PPP dessa instituição de Educação Infantil do campo contemplou (ou não) a organização pedagógica para as crianças pequenas do campo em seu interior, considerando as suas singularidades. Na terceira e última, nos debruçamos no dia-a-dia da instituição educativa para verificar se havia posturas impeditivas da visibilidade das crianças do campo por parte de professores e gestores. Metodologicamente, foi utilizada incialmente a análise qualitativa documental e posteriormente a observação participante, com auxílio de alguns instrumentos como o diário de campo, registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas e questionários para os adultos responsáveis pelas crianças na instituição. No primeiro capítulo abordamos as concepções de infância, as singularidades das crianças campesinas, suas brincadeiras, formas de ser e de estar no mundo, nos valendo dos atuais Estudos Sociais da Infância. No segundo capítulo, fazemos uma análise documental da legislação da Educação do Campo no plano nacional, sua implementação e como se encontra seu desenvolvimento no Distrito Federal. No terceiro capítulo, descrevemos os resultados das observações e análises sobre a oferta de vagas impactada pelo recebimento de crianças da cidade, as presenças e ausências notadas no PPP e a análise de posturas adultocêntricas e urbanocêntricas por parte dos profissionais da instituição que concorrem para manter a invisibilidade das crianças do campo naquela instituição educativa de área rural. Por fim, no quarto capítulo, enquanto proposta de produto final, requisito do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da Universidade de Brasília (UnB), propomos uma reconfiguração do Inventário da Realidade com contribuições advindas da Sociologia da Infância.
Abstract: The general objective of this study is to understand how a rural Early Childhood Education institution does or does not take into account the singularities of children living in rural areas, considering the services and pedagogical organization. We propose three categories of analysis. In the first, we seek to survey the enrollment profile of an educational institution over the last ten years, in order to highlight the impact of services outside the Rural Education profile, in quantitative terms. In the second, we investigate whether the Political-Pedagogical Project (PPP) published and updated between 2019 and 2023 kept up with the material changes in the services provided to rural children, in addition to analyzing and describing how the PPP of this rural Early Childhood Education institution did (or did not) take into account the pedagogical organization for young rural children within it, considering their singularities. In the third and last category, we look at the day-to-day activities of the educational institution to verify whether there were attitudes that prevented the visibility of rural children on the part of teachers and administrators. Methodologically, qualitative documentary analysis was initially used, followed by participant observation, with the help of some instruments such as a field diary, photographic records, semi-structured interviews and questionnaires for the adults responsible for the children in the institution. In the first chapter, we address the conceptions of childhood, the singularities of rural children, their games, and ways of being and living in the world, using current Social Studies of Childhood. In the second chapter, we conduct a documentary analysis of the legislation on Rural Education at the national level, its implementation and its development in the Federal District. In the third chapter, we describe the results of the observations and analyses on the supply of vacancies impacted by the reception of children from the city, the presences and absences noted in the PPP and the analysis of adult-centric and urban-centric attitudes on the part of the institution's professionals who contribute to maintaining the invisibility of rural children in that educational institution in a rural area. Finally, in the fourth chapter, as a proposal for a final product, a requirement of the Postgraduate Program in Professional Education (PPGEMP) of the University of Brasília (UnB), we propose a reconfiguration of the Inventory of Reality with contributions from the Sociology of Childhood.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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