Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Voltarelli, Monique Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima Neto, Rafael de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:42Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10T17:58:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-03 | - |
dc.identifier.citation | LIMA NETO, Rafael de Paula. Entre a singularidade e a visibilidade das crianças da área rural em instituição de Educação Infantil do campo no Distrito Federal. 2025. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52628 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral compreender como uma instituição de Educação Infantil
do campo contempla ou não as singularidades das crianças que vivem na área rural,
considerando-se o atendimento e a organização pedagógica. Propomos três categorias de
análises. Na primeira, buscamos realizar um levantamento do perfil de matrículas de uma
instituição educativa nos últimos dez anos, de forma a evidenciar o impacto do atendimento
fora do perfil da Educação do Campo, em termos quantitativos. Na segunda, investigamos se o
Projeto Político-Pedagógico (PPP) publicizado e atualizado entre 2019 e 2023 acompanhou as
mudanças materiais no atendimento às crianças do campo, além analisarmos e descrevermos
como o PPP dessa instituição de Educação Infantil do campo contemplou (ou não) a
organização pedagógica para as crianças pequenas do campo em seu interior, considerando as
suas singularidades. Na terceira e última, nos debruçamos no dia-a-dia da instituição educativa
para verificar se havia posturas impeditivas da visibilidade das crianças do campo por parte de
professores e gestores. Metodologicamente, foi utilizada incialmente a análise qualitativa
documental e posteriormente a observação participante, com auxílio de alguns instrumentos
como o diário de campo, registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas e questionários
para os adultos responsáveis pelas crianças na instituição. No primeiro capítulo abordamos as
concepções de infância, as singularidades das crianças campesinas, suas brincadeiras, formas
de ser e de estar no mundo, nos valendo dos atuais Estudos Sociais da Infância. No segundo
capítulo, fazemos uma análise documental da legislação da Educação do Campo no plano
nacional, sua implementação e como se encontra seu desenvolvimento no Distrito Federal. No
terceiro capítulo, descrevemos os resultados das observações e análises sobre a oferta de vagas
impactada pelo recebimento de crianças da cidade, as presenças e ausências notadas no PPP e
a análise de posturas adultocêntricas e urbanocêntricas por parte dos profissionais da instituição
que concorrem para manter a invisibilidade das crianças do campo naquela instituição educativa
de área rural. Por fim, no quarto capítulo, enquanto proposta de produto final, requisito do
Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da
Universidade de Brasília (UnB), propomos uma reconfiguração do Inventário da Realidade com
contribuições advindas da Sociologia da Infância. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre a singularidade e a visibilidade das crianças da área rural em instituição de Educação Infantil do Campo no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos sociais da infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this study is to understand how a rural Early Childhood Education
institution does or does not take into account the singularities of children living in rural areas,
considering the services and pedagogical organization. We propose three categories of analysis.
In the first, we seek to survey the enrollment profile of an educational institution over the last
ten years, in order to highlight the impact of services outside the Rural Education profile, in
quantitative terms. In the second, we investigate whether the Political-Pedagogical Project
(PPP) published and updated between 2019 and 2023 kept up with the material changes in the
services provided to rural children, in addition to analyzing and describing how the PPP of this
rural Early Childhood Education institution did (or did not) take into account the pedagogical
organization for young rural children within it, considering their singularities. In the third and
last category, we look at the day-to-day activities of the educational institution to verify whether
there were attitudes that prevented the visibility of rural children on the part of teachers and
administrators. Methodologically, qualitative documentary analysis was initially used, followed
by participant observation, with the help of some instruments such as a field diary, photographic
records, semi-structured interviews and questionnaires for the adults responsible for the
children in the institution. In the first chapter, we address the conceptions of childhood, the
singularities of rural children, their games, and ways of being and living in the world, using
current Social Studies of Childhood. In the second chapter, we conduct a documentary analysis
of the legislation on Rural Education at the national level, its implementation and its
development in the Federal District. In the third chapter, we describe the results of the
observations and analyses on the supply of vacancies impacted by the reception of children
from the city, the presences and absences noted in the PPP and the analysis of adult-centric and
urban-centric attitudes on the part of the institution's professionals who contribute to
maintaining the invisibility of rural children in that educational institution in a rural area.
Finally, in the fourth chapter, as a proposal for a final product, a requirement of the Postgraduate
Program in Professional Education (PPGEMP) of the University of Brasília (UnB), we propose
a reconfiguration of the Inventory of Reality with contributions from the Sociology of
Childhood. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|