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Título: Os saberes docentes que orientam a práxis pedagógica no bloco inicial de alfabetização em uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Nascimento, Ozenilde Santos do
Orientador(es): Mariana, Fernando Bomfim
Assunto: Educação - Distrito Federal (Brasil)
Saberes docentes
Alfabetização
Professores - formação continuada
Práxis pedagógica
Data de publicação: 10-Out-2025
Referência: NASCIMENTO, Ozenilde Santos do. Os saberes docentes que orientam a práxis pedagógica no bloco inicial de alfabetização em uma escola pública do Distrito Federal. 2024. 296 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo tem como objeto de investigação saberes docentes dos professores alfabetizadores, buscando analisar os saberes que orientam a práxis pedagógica de docentes atuantes no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) em uma escola pública do Distrito Federal (DF). Ao olhar de forma minuciosa para os saberes docentes do professor alfabetizador, tem-se a seguinte indagação: quais os saberes docentes que orientam a práxis pedagógica necessária ao professor alfabetizador? Visando contemplar essa questão, a pesquisa se ancorou na abordagem qualitativa no ambiente escolar, por acreditarmos que é um espaço que apresenta a diversidade humana e podemos perceber as multifacetas da alfabetização. Diante da complexidade do assunto que representa os saberes docentes na alfabetização, almeja-se situar o estudo por meio das contribuições de Marcílio (2016), Mortatti (2000, 2004, 2008, 2010, 2019) quando abordada a história da alfabetização e do analfabetismo no Brasil. Frade (2007), Ferreiro (1995), Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2009, 2012, 2016, 2022) são referências para embasar as discussões sobre alfabetização, letramento e as práxis pedagógicas alfabetizadoras. A partir dessa compreensão, trata-se da temática central da pesquisa que se refere aos saberes docentes, utilizando o aporte teórico apresentado pela perspectiva da Sociologia, principalmente, por meio dos estudos realizados por Tardif (2000, 2013, 2014, 2022), Freire (1987, 1996, 1999), Pimenta (1999) e Imbernón (2011) dentre outros. Para tanto, realizamos um estudo de caráter empírico mediante um estudo de caso sobre os saberes docentes dos professores de alfabetização da instituição selecionada. Os dados foram coletados por meio do Grupo Focal, questionário e a observação das aulas com docentes do BIA. Para a análise técnica dos dados coletados realizamos a Análise de Conteúdo com base em Bardin (2011) que possibilitou a interpretação da prática social dos professores alfabetizadores. Alicerçados nos resultados e aportes teóricos, analisamos os dados encontrados conforme os relatos e vivência dos alfabetizadores durante o exercício da profissão. Seus relatos demonstraram que apesar dos dilemas enfrentados, exercem a profissão por amor, compartilham experiências e constroem juntos saberes que resultam na reconfiguração da práxis pedagógica. Porém podemos com base no estudo inferir que a formação continuada dos alfabetizadores precisa acontecer e ser pensada com base na práxis para que possa instrumentalizar esse profissional para desempenhar com qualidade sua função e de forma reflexiva. Como contribuição técnica elaboramos um guia intitulado como Guia prático do alfabetizador: saberes e narrativas para a formação docente, trazendo leituras, reflexões e dicas acerca do processo de alfabetização de forma clara e objetiva, servindo como apoio teórico e prático para esses profissionais alfabetizadores.
Abstract: This study's object of investigation is the teaching knowledge of literacy teachers, seeking to analyze the knowledge that guides the literacy pedagogical practice of teachers working in the Initial Literacy Block (BIA) in a public school in the Federal District (DF). When looking closely at the teaching knowledge of the literacy teacher, the following question arises: what teaching knowledge guides praxis as pedagogical practices that allow the literacy teacher? Aiming to address this issue, the research is anchored in a qualitative approach in the school environment, as we believe that it is a space that presents human diversity, and we can perceive the multifacets of literacy. Given the complexity of the subject that represents teaching knowledge in literacy, the study is also situated through the contributions of Marcílio (2016), Mortatti (2000, 2004, 2008, 2010, 2019) when addressing the history of literacy and illiteracy not Brazil. Frade (2007), Ferreiro (1995), Ferreiro and Teberosky (1999) and Soares (2009, 2012, 2016, 2022) are references to support discussions about literacy, literacy, and literacy pedagogical practices. Based on this understanding, this is the central theme of the research that refers to teaching knowledge, using the theoretical support presented from the perspective of Sociology, mainly through studies carried out by Tardif (2000, 2013, 2014, 2022), Freire (1987, 1996, 1999), Pimenta (1999) and Imbernón (2011) among others. To this end, we carried out an empirical study with qualitative methodology. through a case study on the teaching knowledge of literacy teachers at the selected institution. Data were collected through the Focus Group, questionnaire and observation of classes with BIA teachers. For the technical analysis of the collected data, we carried out Content Analysis based on Bardin (2011), which made it possible to interpret the social practice of literacy teachers. Based on the results and theoretical contributions, we analyzed the data found according to the reports and experiences of literacy teachers during the exercise of their profession. Their reports demonstrated that despite the dilemmas they face, they practice their profession out of love, share experiences and build knowledge together that results in the reconfiguration of pedagogical praxis. As a technical contribution, we created a guide entitled Practical guide for literacy teachers: knowledge and narratives for teacher training, providing readings, reflections and tips about the literacy process in a clear and objective way, serving as theoretical and practical support for these professionals.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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