Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mariana, Fernando Bomfim | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Ozenilde Santos do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:41Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10T17:58:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-08 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ozenilde Santos do. Os saberes docentes que orientam a práxis pedagógica no bloco inicial de alfabetização em uma escola pública do Distrito Federal. 2024. 296 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52626 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objeto de investigação saberes docentes dos professores alfabetizadores,
buscando analisar os saberes que orientam a práxis pedagógica de docentes atuantes no Bloco
Inicial de Alfabetização (BIA) em uma escola pública do Distrito Federal (DF). Ao olhar de
forma minuciosa para os saberes docentes do professor alfabetizador, tem-se a seguinte
indagação: quais os saberes docentes que orientam a práxis pedagógica necessária ao professor
alfabetizador? Visando contemplar essa questão, a pesquisa se ancorou na abordagem
qualitativa no ambiente escolar, por acreditarmos que é um espaço que apresenta a diversidade
humana e podemos perceber as multifacetas da alfabetização. Diante da complexidade do
assunto que representa os saberes docentes na alfabetização, almeja-se situar o estudo por meio
das contribuições de Marcílio (2016), Mortatti (2000, 2004, 2008, 2010, 2019) quando
abordada a história da alfabetização e do analfabetismo no Brasil. Frade (2007), Ferreiro (1995),
Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2009, 2012, 2016, 2022) são referências para embasar as
discussões sobre alfabetização, letramento e as práxis pedagógicas alfabetizadoras. A partir
dessa compreensão, trata-se da temática central da pesquisa que se refere aos saberes docentes,
utilizando o aporte teórico apresentado pela perspectiva da Sociologia, principalmente, por
meio dos estudos realizados por Tardif (2000, 2013, 2014, 2022), Freire (1987, 1996, 1999),
Pimenta (1999) e Imbernón (2011) dentre outros. Para tanto, realizamos um estudo de caráter
empírico mediante um estudo de caso sobre os saberes docentes dos professores de
alfabetização da instituição selecionada. Os dados foram coletados por meio do Grupo Focal,
questionário e a observação das aulas com docentes do BIA. Para a análise técnica dos dados
coletados realizamos a Análise de Conteúdo com base em Bardin (2011) que possibilitou a
interpretação da prática social dos professores alfabetizadores. Alicerçados nos resultados e
aportes teóricos, analisamos os dados encontrados conforme os relatos e vivência dos
alfabetizadores durante o exercício da profissão. Seus relatos demonstraram que apesar dos
dilemas enfrentados, exercem a profissão por amor, compartilham experiências e constroem
juntos saberes que resultam na reconfiguração da práxis pedagógica. Porém podemos com base
no estudo inferir que a formação continuada dos alfabetizadores precisa acontecer e ser pensada
com base na práxis para que possa instrumentalizar esse profissional para desempenhar com
qualidade sua função e de forma reflexiva. Como contribuição técnica elaboramos um guia
intitulado como Guia prático do alfabetizador: saberes e narrativas para a formação docente,
trazendo leituras, reflexões e dicas acerca do processo de alfabetização de forma clara e
objetiva, servindo como apoio teórico e prático para esses profissionais alfabetizadores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os saberes docentes que orientam a práxis pedagógica no bloco inicial de alfabetização em uma escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study's object of investigation is the teaching knowledge of literacy teachers, seeking to
analyze the knowledge that guides the literacy pedagogical practice of teachers working in the
Initial Literacy Block (BIA) in a public school in the Federal District (DF). When looking
closely at the teaching knowledge of the literacy teacher, the following question arises: what
teaching knowledge guides praxis as pedagogical practices that allow the literacy teacher?
Aiming to address this issue, the research is anchored in a qualitative approach in the school
environment, as we believe that it is a space that presents human diversity, and we can perceive
the multifacets of literacy. Given the complexity of the subject that represents teaching
knowledge in literacy, the study is also situated through the contributions of Marcílio (2016),
Mortatti (2000, 2004, 2008, 2010, 2019) when addressing the history of literacy and illiteracy
not Brazil. Frade (2007), Ferreiro (1995), Ferreiro and Teberosky (1999) and Soares (2009,
2012, 2016, 2022) are references to support discussions about literacy, literacy, and literacy
pedagogical practices. Based on this understanding, this is the central theme of the research that
refers to teaching knowledge, using the theoretical support presented from the perspective of
Sociology, mainly through studies carried out by Tardif (2000, 2013, 2014, 2022), Freire (1987,
1996, 1999), Pimenta (1999) and Imbernón (2011) among others. To this end, we carried out
an empirical study with qualitative methodology. through a case study on the teaching
knowledge of literacy teachers at the selected institution. Data were collected through the Focus
Group, questionnaire and observation of classes with BIA teachers. For the technical analysis
of the collected data, we carried out Content Analysis based on Bardin (2011), which made it
possible to interpret the social practice of literacy teachers. Based on the results and theoretical
contributions, we analyzed the data found according to the reports and experiences of literacy
teachers during the exercise of their profession. Their reports demonstrated that despite the
dilemmas they face, they practice their profession out of love, share experiences and build
knowledge together that results in the reconfiguration of pedagogical praxis. As a technical
contribution, we created a guide entitled Practical guide for literacy teachers: knowledge and
narratives for teacher training, providing readings, reflections and tips about the literacy process
in a clear and objective way, serving as theoretical and practical support for these professionals. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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