http://repositorio.unb.br/handle/10482/52624
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MarinaFontesBorges_DISSERT.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Recursos Educacionais Abertos em escolas de governo da União : conhecimento, práticas e formação |
Authors: | Borges, Marina Fontes |
Orientador(es):: | Amiel, Tel |
Assunto:: | Educação Recursos educacionais abertos (REA) Escolas de Governo Recursos educacionais digitais Educação aberta |
Issue Date: | 10-Oct-2025 |
Data de defesa:: | 27-Jan-2025 |
Citation: | BORGES, Marina Fontes. Recursos Educacionais Abertos em escolas de governo da União: conhecimento, práticas e formação. 2025. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Abstract: | Nas últimas décadas, o Estado, os movimentos organizados pela sociedade civil e os organismos multilaterais apoiam e incentivam a produção de materiais e conteúdos educacionais em formato aberto e acessível. No Brasil, algumas instituições públicas que atuam com educação produzem e disponibilizam materiais nesse formato denominados de Recursos Educacionais Abertos (REA). As escolas de governo são instituições formais de educação que têm como principal atividade a formação e o desenvolvimento de agentes públicos, sendo que algumas delas disponibilizam acesso a diversos conteúdos com o intuito de publicizar vídeos, e-books e apresentações utilizadas em palestras que possuem teor educativo. Entretanto, os recursos educacionais produzidos pela maioria dessas escolas, conhecidos como objetos de aprendizagem, são desenvolvidos e disponibilizados a partir de um formato mais rígido. Essa perspectiva vai de encontro às atuais políticas de acesso, abertura e transparência, como ocorre com as iniciativas de governo aberto, dados abertos, ciência aberta, dentre outras políticas, que divulgam abertamente os materiais produzidos e financiados com orçamento público. Este trabalho teve como objetivo geral investigar as práticas e percepções sobre o uso de REA nessas escolas de governo no âmbito da União. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa e utilizando como percurso metodológico um levantamento de dados por meio de dois instrumentos, um questionário on-line e uma pesquisa das páginas web oficiais das escolas de governo pesquisadas. Os dados coletados foram descritos e interpretados a partir de três categorias: conhecimento sobre REA, práticas com REA e políticas institucionais para incentivo à adoção de REA. Os resultados encontrados sugerem que as escolas de governo que participaram do questionário conhecem as características básicas dos REA, mas possuem insegurança em relação às questões jurídicas de direitos autorais e alternativas para licenciamento e armazenamento, e têm interesse nos conhecimentos sobre as categorias pesquisadas. Como produto técnico da pesquisa, será apresentada uma proposta de ações que auxiliem as escolas de governo da União na adoção de um modelo de produção de conteúdos educacionais de acordo com as premissas dos Recursos Educacionais Abertos. |
Abstract: | In recent decades, the State, movements organized by civil society, and multilateral organizations have supported and encouraged the production of educational materials and content in open and accessible formats. In Brazil, some public institutions that work with education produce and make available materials following this model called Open Educational Resources (OER). Schools of government are formal educational institutions whose main activity is the training and development of public agents. Some of them provide access to content with the aim of publicizing videos, e-books and presentations used in lectures that have educational content. The educational resources produced by most of these schools are developed and made available through a perspective of more rigid resources known as learning objects. This perspective goes against current policies of access, openness and transparency, such as open government, open data, open science and other initiatives that openly disclose materials produced and financed with public budgets. The overall objective of this study was to investigate the practices and perceptions regarding the use of OER in these government schools. This research is exploratory and was conducted with a qualitative approach using a literature review and a data collection method using two instruments: an on-line questionnaire and a survey of the official websites of the government schools surveyed. The data collected were described and interpreted based on three categories: knowledge about OER, practices with OER, and institutional policies to encourage the adoption of OER. The results suggest that the state schools that participated in the survey know basic characteristics of OER, are uncertain about the legal issues of copyright and alternatives for licensing and storage, and are interested in deepening their knowledge on these topics. As a technical product of the research, a proposal for actions will be presented to assist government schools in adopting a model for producing educational content in accordance with the premises of open educational resources. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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