Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Amiel, Tel | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Marina Fontes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:40Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10T17:58:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-27 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Marina Fontes. Recursos Educacionais Abertos em escolas de governo da União: conhecimento, práticas e formação. 2025. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52624 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, o Estado, os movimentos organizados pela sociedade civil e os
organismos multilaterais apoiam e incentivam a produção de materiais e conteúdos
educacionais em formato aberto e acessível. No Brasil, algumas instituições públicas que atuam
com educação produzem e disponibilizam materiais nesse formato denominados de Recursos
Educacionais Abertos (REA). As escolas de governo são instituições formais de educação que
têm como principal atividade a formação e o desenvolvimento de agentes públicos, sendo que
algumas delas disponibilizam acesso a diversos conteúdos com o intuito de publicizar vídeos,
e-books e apresentações utilizadas em palestras que possuem teor educativo. Entretanto, os
recursos educacionais produzidos pela maioria dessas escolas, conhecidos como objetos de
aprendizagem, são desenvolvidos e disponibilizados a partir de um formato mais rígido. Essa
perspectiva vai de encontro às atuais políticas de acesso, abertura e transparência, como ocorre
com as iniciativas de governo aberto, dados abertos, ciência aberta, dentre outras políticas, que
divulgam abertamente os materiais produzidos e financiados com orçamento público. Este
trabalho teve como objetivo geral investigar as práticas e percepções sobre o uso de REA nessas
escolas de governo no âmbito da União. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, com
uma abordagem qualitativa e utilizando como percurso metodológico um levantamento de
dados por meio de dois instrumentos, um questionário on-line e uma pesquisa das páginas web
oficiais das escolas de governo pesquisadas. Os dados coletados foram descritos e interpretados
a partir de três categorias: conhecimento sobre REA, práticas com REA e políticas institucionais
para incentivo à adoção de REA. Os resultados encontrados sugerem que as escolas de governo
que participaram do questionário conhecem as características básicas dos REA, mas possuem
insegurança em relação às questões jurídicas de direitos autorais e alternativas para
licenciamento e armazenamento, e têm interesse nos conhecimentos sobre as categorias
pesquisadas. Como produto técnico da pesquisa, será apresentada uma proposta de ações que
auxiliem as escolas de governo da União na adoção de um modelo de produção de conteúdos
educacionais de acordo com as premissas dos Recursos Educacionais Abertos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Recursos Educacionais Abertos em escolas de governo da União : conhecimento, práticas e formação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos educacionais abertos (REA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas de Governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos educacionais digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação aberta | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In recent decades, the State, movements organized by civil society, and multilateral
organizations have supported and encouraged the production of educational materials and
content in open and accessible formats. In Brazil, some public institutions that work with
education produce and make available materials following this model called Open Educational
Resources (OER). Schools of government are formal educational institutions whose main
activity is the training and development of public agents. Some of them provide access to
content with the aim of publicizing videos, e-books and presentations used in lectures that have
educational content. The educational resources produced by most of these schools are
developed and made available through a perspective of more rigid resources known as learning
objects. This perspective goes against current policies of access, openness and transparency,
such as open government, open data, open science and other initiatives that openly disclose
materials produced and financed with public budgets. The overall objective of this study was
to investigate the practices and perceptions regarding the use of OER in these government
schools. This research is exploratory and was conducted with a qualitative approach using a
literature review and a data collection method using two instruments: an on-line questionnaire
and a survey of the official websites of the government schools surveyed. The data collected
were described and interpreted based on three categories: knowledge about OER, practices with
OER, and institutional policies to encourage the adoption of OER. The results suggest that the
state schools that participated in the survey know basic characteristics of OER, are uncertain
about the legal issues of copyright and alternatives for licensing and storage, and are interested
in deepening their knowledge on these topics. As a technical product of the research, a proposal
for actions will be presented to assist government schools in adopting a model for producing
educational content in accordance with the premises of open educational resources. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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