http://repositorio.unb.br/handle/10482/52565
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
AndersonGomesPeixoto_TESE.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Cultura digital : da BNCC aos currículos estaduais do Ensino Médio no Brasil (2021-2024) |
Autre(s) titre(s): | Cultura digital : de la BNCC a los currículos estatales de la Educación Media en Brasil (2021–2024) Digital culture : from the BNCC to the State High School Curricula in Brazil (2021–2024) |
Auteur(s): | Peixoto, Anderson Gomes |
Orientador(es):: | Machado, Liliane Campos |
Assunto:: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Currículo educacional Cultura digital Tecnologias digitais da informação e comunicação Competências - educação |
Date de publication: | 8-oct-2025 |
Data de defesa:: | 24-mar-2025 |
Référence bibliographique: | PEIXOTO, Anderson Gomes. Cultura digital: da BNCC aos currículos estaduais do Ensino Médio no Brasil (2021-2024). 2025. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Résumé: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a competência prevista na BNCC — Cultura Digital — e sua prescrição nos currículos formais, estaduais e distrital, da etapa do Ensino Médio. O objetivo geral dessa investigação consiste em analisar como a Cultura Digital se apresenta no currículo prescrito dos sistemas estaduais e distrital do Ensino Médio. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: mapear a produção acadêmica sobre a temática investigada; discutir as concepções de currículo, Cultura Digital, competência e BNCC; analisar como os documentos oficiais (BNCC) têm abordado a Cultura Digital; e analisar, nas propostas curriculares dos 26 estados e do Distrito Federal, as concepções de currículo, Cultura Digital e competência. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta investigação fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental. Este estudo é predominantemente qualitativo e utiliza a abordagem crítica. Nessa perspectiva, a pesquisa organiza-se em quatro capítulos: i) “Estado da Arte” – realiza-se o mapeamento da produção acadêmica sobre a temática; ii) “Currículo” – aborda a conceituação e historicização do termo currículo, suas manifestações, teorias e influências, além de apresentar a BNCC, seu histórico e uma análise crítica de seu conteúdo e das influências que a conceberam; iii) “Cultura Digital” – apresenta uma conceituação e historicização das TDIC e da Cultura Digital, e como ela é expressa na BNCC; iv) “Análise dos currículos estaduais e distrital do Ensino Médio” – discute como a Cultura Digital é expressa nos currículos mencionados, além de identificar as concepções de Cultura Digital, currículo e competência. Os resultados apontam que o mapeamento e a análise da produção acadêmica contribuíram para compreender como a temática pesquisada vem sendo desenvolvida por outros autores, além de reforçar o ineditismo e a relevância desta investigação. Ao desenvolver a temática do currículo, foi possível compreender a atual organização curricular vigente, posta pela BNCC, as influências presentes em sua construção e a maneira como os estados e o Distrito Federal organizaram suas propostas curriculares no que tange à Cultura Digital. Ao analisar a expressão da Cultura Digital na BNCC, percebe-se que a relação entre Cultura Digital e currículo está intimamente ligada às TDIC, visto que, por meio do ambiente escolar, se realiza a prática educativa. A análise das propostas curriculares evidenciou que a Cultura Digital possui um reconhecimento expressivo em todos os documentos, tendo um papel significativo na contemporaneidade. Sua presença contribui para uma formação mais ampla e crítica, além de possibilitar que os estudantes não apenas consumam, mas sejam protagonistas e autores na Cultura Digital. |
Abstract: | This research focuses on the competency outlined in the BNCC — Digital Culture — and its prescription in the official curricula of Brazilian state and federal district high school systems. The general objective of this investigation is to analyze how Digital Culture is presented in the prescribed curricula of state and federal district education systems at the high school level. The specific objectives include: mapping academic literature on the topic; discussing the concepts of curriculum, Digital Culture, competency, and the BNCC; analyzing how official documents (BNCC) address Digital Culture; and examining how the curricular proposals of the 26 states and the Federal District reflect conceptions of curriculum, Digital Culture, and competency. The methodology used in this investigation is based on bibliographic and documentary research. This is a predominantly qualitative study that adopts a critical approach. Within this framework, the research is organized into four chapters: i) “State of the Art” — mapping of academic production on the theme; ii) “Curriculum” — conceptualization and historicization of the term "curriculum", its manifestations, theories, and influences, including a presentation of the BNCC, its historical background, and a critical analysis of its content and underlying influences; iii) “Digital Culture” — conceptualization and historicization of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) and Digital Culture, as well as its expression in the BNCC; iv) “Analysis of State and Federal District High School Curricula” — examination of how Digital Culture is expressed in the aforementioned curricula, and identification of the underlying conceptions of Digital Culture, curriculum, and competency. The findings indicate that the mapping and analysis of academic production contributed to understanding how the topic has been developed by other scholars, while also highlighting the originality and relevance of this investigation. Exploring the theme of curriculum enabled a deeper understanding of the current curricular organization established by the BNCC, the influences that shaped its development, and how the states and the Federal District structured their curricular proposals regarding Digital Culture. The analysis of how Digital Culture is addressed in the BNCC reveals that the relationship between Digital Culture and curriculum is closely tied to DICTs, as the educational practice takes place within the school environment. The analysis of the curricular proposals showed that Digital Culture is prominently recognized in all documents, playing a significant role in contemporary education. It contributes to a broader and more critical education, enabling students not only to consume but also to become protagonists and creators within Digital Culture. |
Resumen: | Esta investigación tiene como objeto de estudio la competencia prevista en la BNCC — Cultura Digital — y su prescripción en los currículos formales de los sistemas estatales y del Distrito Federal en la etapa de la Educación Media. El objetivo general de esta investigación consiste en analizar cómo se presenta la Cultura Digital en el currículo prescrito de los sistemas educativos estatales y del Distrito Federal. Entre los objetivos específicos, se destacan: mapear la producción académica sobre el tema investigado; discutir las concepciones de currículo, Cultura Digital, competencia y BNCC; analizar cómo los documentos oficiales (BNCC) abordan la Cultura Digital; y analizar, en las propuestas curriculares de los 26 estados y del Distrito Federal, las concepciones de currículo, Cultura Digital y competencia. La metodología utilizada en esta investigación se basa en la investigación bibliográfica y documental. Este estudio es predominantemente cualitativo y adopta un enfoque crítico. Desde esta perspectiva, la investigación se organiza en cuatro capítulos: i) “Estado del Arte” – se realiza el mapeo de la producción académica sobre el tema; ii) “Currículo” – aborda la conceptualización e historicidad del término currículo, sus manifestaciones, teorías e influencias, además de presentar la BNCC, su trayectoria y un análisis crítico de su contenido y de las influencias que la configuraron; iii) “Cultura Digital” – presenta una conceptualización e historicidad de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) y de la Cultura Digital, y cómo esta se expresa en la BNCC; iv) “Análisis de los currículos estatales y del Distrito Federal de la Educación Media” – discute cómo se expresa la Cultura Digital en los currículos mencionados, además de identificar las concepciones de Cultura Digital, currículo y competencia. Los resultados señalan que el mapeo y el análisis de la producción académica contribuyeron a comprender cómo otros autores han abordado la temática, además de reforzar el carácter inédito y la relevancia de esta investigación. Al desarrollar el tema del currículo, fue posible comprender la actual organización curricular vigente, establecida por la BNCC, las influencias presentes en su construcción y la forma en que los estados y el Distrito Federal organizaron sus propuestas curriculares respecto a la Cultura Digital. Al analizar la expresión de la Cultura Digital en la BNCC, se percibe que la relación entre Cultura Digital y currículo está estrechamente ligada a las TDIC, ya que la práctica educativa se realiza en el entorno escolar. El análisis de las propuestas curriculares evidenció que la Cultura Digital tiene un reconocimiento significativo en todos los documentos, desempeñando un papel relevante en la contemporaneidad. Contribuye a una formación más amplia y crítica, y permite que los estudiantes no solo consuman, sino que sean protagonistas y autores en la Cultura Digital. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.