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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52505
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Titre: Análise do efeito da variação do volume de tráfego sobre o desempenho de planos semafóricos de tempo fixo : estudo de caso em São Paulo
Auteur(s): Reis, Ana Karina de Oliveira
Orientador(es):: Jacques, Maria Alice Prudêncio
Coorientador(es):: Miazaki, Édina Shisue
Assunto:: Semáforo - sistemas inteligentes de controle
Tráfego urbano - controle
Tráfego urbano - previsão
Date de publication: 24-sep-2025
Référence bibliographique: REIS, Ana Karina de Oliveira. Análise do efeito da variação do volume de tráfego sobre o desempenho de planos semafóricos de tempo fixo : estudo de caso em São Paulo. 2001. xvii, 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2001.
Résumé: Para o dimensionamento de semáforos de tempo fixo, o conhecimento do volume de tráfego a ser atendido em cada uma das aproximações das interseções é de fundamental importância. Estudos realizados no Brasil e no exterior têm mostrado que este volume varia ao longo do tempo, sobretudo ao longo do dia. A variação do volume ao longo dos meses e dos anos, no entanto, embora reconhecida, ainda precisa ser melhor investigada, sobretudo no que diz respeito ao seu impacto sobre a qualidade dos planos semafóricos de tempo fixo. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir com a investigação da redução da condição inicial de desempenho de planos semafóricos de tempo fixo em decorrência da variação temporal dos volumes de tráfego para os quais eles foram definidos. Através da análise estatística de séries temporais de volumes para uma pequena rede de semáforos da cidade de São Paulo, foi possível avaliar que as variações mensais dos volumes devem ser consideradas na determinação dos planos sematbricos de tempo fixo. Por outro lado, de modo a auxiliar os órgãos de gerência no processo de determinação do momento em que os planos semafóricos devem ser atualizados, foi desenvolvido um procedimento para a identificação dos links que são mais afetados pela não atualização dos planos. Este procedimento foi adaptado para ser aplicado em cidades que não disponham de séries históricas de dados de volume de tráfego. A identificação desses links permite ao órgão de gerência monitorar de forma mais eficiente e eficaz o volume de tráfego em redes semaforizadas com o propósito de identificar quando os planos semafóricos de tempo fixo devem ser atualizados, a partir de critérios específicos de desempenho definidos pelo órgão.
Abstract: In order to dimension fixed time traffic signals, knowledge of the traffic volume to be catered for at approaches to intersections is essential. Studies carried out in Brazil and abroad have shown that this volume varies over time, especially over the course ofthe day. Although volume variation over months and years is recognised, it still needs to be better studied particularly in terms ofits impact on the quality offixed time traffic signal plans. In light ofthis, this research seeks to contribute to this study through its investigation ofthe reduction in the initial performance condition of fixed time traffic signal plans due to the temporal variation in the traffic volumes for which they were designed. Based upon a statistical analysis oftemporal volume series for a small traffic signal network in the city of São Paulo, it was possible to deduce that monthly volume variations ought to be considered in the setting up offixed time traffic signal plans. Parallel to this, a procedure to identify the links most affected by the upgrading of traffic signal plans was developed in order to help traffic management bodies in determining the moment at which traffic signal plans should be upgraded. This procedure was adapted in order to be applied in cities that do not have historical series of traffic data volume available. Identifying the links allows the traffic management body to monitor in a more efficient and effective manner the traffic volume in signalised networks in order to recognise when fixed time traffic signal plans ought to be upgraded and this should be based upon specific performance criteria established by the traffic management body.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2001.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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