Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jacques, Maria Alice Prudêncio | - |
dc.contributor.author | Reis, Ana Karina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T19:47:58Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T19:47:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-24 | - |
dc.date.submitted | 2001-01 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Ana Karina de Oliveira. Análise do efeito da variação do volume de tráfego sobre o desempenho de planos semafóricos de tempo fixo : estudo de caso em São Paulo. 2001. xvii, 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2001. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52505 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2001. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para o dimensionamento de semáforos de tempo fixo, o conhecimento do volume de
tráfego a ser atendido em cada uma das aproximações das interseções é de fundamental
importância. Estudos realizados no Brasil e no exterior têm mostrado que este volume varia
ao longo do tempo, sobretudo ao longo do dia. A variação do volume ao longo dos meses e
dos anos, no entanto, embora reconhecida, ainda precisa ser melhor investigada, sobretudo
no que diz respeito ao seu impacto sobre a qualidade dos planos semafóricos de tempo fixo.
Neste sentido, este trabalho pretende contribuir com a investigação da redução da condição
inicial de desempenho de planos semafóricos de tempo fixo em decorrência da variação
temporal dos volumes de tráfego para os quais eles foram definidos. Através da análise
estatística de séries temporais de volumes para uma pequena rede de semáforos da cidade
de São Paulo, foi possível avaliar que as variações mensais dos volumes devem ser
consideradas na determinação dos planos sematbricos de tempo fixo.
Por outro lado, de modo a auxiliar os órgãos de gerência no processo de determinação do
momento em que os planos semafóricos devem ser atualizados, foi desenvolvido um
procedimento para a identificação dos links que são mais afetados pela não atualização dos
planos. Este procedimento foi adaptado para ser aplicado em cidades que não disponham de
séries históricas de dados de volume de tráfego. A identificação desses links permite ao
órgão de gerência monitorar de forma mais eficiente e eficaz o volume de tráfego em redes
semaforizadas com o propósito de identificar quando os planos semafóricos de tempo fixo
devem ser atualizados, a partir de critérios específicos de desempenho definidos pelo órgão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do efeito da variação do volume de tráfego sobre o desempenho de planos semafóricos de tempo fixo : estudo de caso em São Paulo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semáforo - sistemas inteligentes de controle | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tráfego urbano - controle | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tráfego urbano - previsão | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Miazaki, Édina Shisue | - |
dc.description.abstract1 | In order to dimension fixed time traffic signals, knowledge of the traffic volume to be
catered for at approaches to intersections is essential. Studies carried out in Brazil and
abroad have shown that this volume varies over time, especially over the course ofthe day.
Although volume variation over months and years is recognised, it still needs to be better
studied particularly in terms ofits impact on the quality offixed time traffic signal plans.
In light ofthis, this research seeks to contribute to this study through its investigation ofthe
reduction in the initial performance condition of fixed time traffic signal plans due to the
temporal variation in the traffic volumes for which they were designed. Based upon a
statistical analysis oftemporal volume series for a small traffic signal network in the city of
São Paulo, it was possible to deduce that monthly volume variations ought to be considered
in the setting up offixed time traffic signal plans.
Parallel to this, a procedure to identify the links most affected by the upgrading of traffic
signal plans was developed in order to help traffic management bodies in determining the
moment at which traffic signal plans should be upgraded. This procedure was adapted in
order to be applied in cities that do not have historical series of traffic data volume
available. Identifying the links allows the traffic management body to monitor in a more
efficient and effective manner the traffic volume in signalised networks in order to
recognise when fixed time traffic signal plans ought to be upgraded and this should be
based upon specific performance criteria established by the traffic management body. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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