Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | - |
dc.contributor.author | Neiva, Clara Franco | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T17:47:28Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T17:47:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-13 | - |
dc.identifier.citation | NEIVA, Clara Franco. Política de educação como arena em disputa: a relação entre a ascensão da nova direita e o educador social voluntário na educação básica do Distrito Federal. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52314 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe-se a investigar a educação como uma arena de disputa, na qual
diferentes projetos educacionais buscam influenciar e determinar os rumos de uma Política de
Educação Básica. Com isso, a pesquisa buscou compreender as ações das forças em presença
ligadas ao projeto educacional da Nova Direita no Distrito Federal (DF), a fim de evidenciar
os fundamentos e as estratégias utilizadas por esses na defesa da manutenção e expansão do
programa do Educador Social Voluntário (ESV) (2014-2024). Para o desenvolvimento desta
pesquisa, os procedimentos metodológicos fundamentaram-se no materialismo
histórico-dialético, com a adoção de uma abordagem qualitativa. As técnicas empregadas
incluíram a realização de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando bases abertas de
acesso público, como a plataforma SciELO e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD), além de obras do acervo pessoal. Também foram consultadas
plataformas governamentais e não governamentais, como o site da Secretaria de Educação e
as publicações do Diário Oficial do DF, assim como, duas audiências públicas realizadas na
Câmara Legislativa do DF. A hipótese central do trabalho era que o Programa do ESV é uma
das estratégias utilizadas por representantes da ideologia da ND, como forma de impulsionar
um programa de voluntariado em detrimento da contratação de profissionais de carreira
especializados no apoio às atividades da Educação Básica. Entre os resultados da pesquisa,
evidencia-se que o voluntariado, originalmente concebido como ação complementar, foi
sistematicamente institucionalizado para substituir a contratação de profissionais
qualificados, assim, por meio da análise de portarias (2014-2024) revela características de
precarização, como baixos valores de ajuda de custo, ausência de garantias trabalhistas e
perfis de voluntários frequentemente incompatíveis com os requisitos dos editais. Já as
audiências públicas analisadas demonstram discursos polarizados entre a valorização do
voluntariado e críticas à exploração do trabalho não remunerado. Dessa forma, considera-se a
necessidade de fortalecimento da uma política educacional de qualidade e inclusiva,
possibilitando a contratação de monitores, para garantir a qualidade do atendimento, os
direitos desses trabalhadores e a continuidade das atividades educacionais, superando as
limitações do modelo atual de voluntariado e buscando o enfrentamento dessas forças em
presença ligadas a ND. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Política de educação como arena em disputa : a relação entre a ascensão da nova direita e o educador social voluntário na educação básica do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nova direita - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educador social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Voluntariado | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to investigate education as an arena of dispute, where different educational
projects seek to influence and shape the direction of Basic Education Policy. Thus, the
research aimed to understand the actions of the forces associated with the educational project
of the New Right in the Federal District, seeking to highlight the foundations and strategies
employed by them in defending the maintenance and expansion of the Volunteer Social
Educator program (2014–2024). For the development of this research, the methodological
procedures were based on historical-dialectical materialism, adopting a qualitative approach.
The techniques used included conducting bibliographic and documentary research, using
publicly accessible open databases, such as the SciELO platform and the Brazilian Digital
Library of Theses and Dissertations (BDTD), as well as works from the personal collection.
Governmental and non-governmental platforms were also consulted, such as the website of
the Department of Education and publications from the Official Gazette of the Federal
District, as well as two public hearings held at the Legislative Chamber of the Federal
District. The central hypothesis of the study was that the ESV Program is one of the strategies
used by representatives of the New Right (ND) ideology, as a way to promote a volunteer
program in place of hiring specialized career professionals to support Basic Education
activities. Among the results of the research, it is evident that volunteering, originally
conceived as a complementary action, has been systematically institutionalized to replace the
hiring of qualified professionals. Through the analysis of ordinances (2014-2024),
characteristics of precariousness are revealed, such as low cost-of-living allowances, lack of
labor guarantees, and profiles of volunteers often incompatible with the requirements of the
calls for proposals. The public hearings analyzed demonstrate polarized discourses between
the valorization of volunteering and criticism of the exploitation of unpaid labor. Thus, the
need to strengthen an inclusive, quality educational policy is considered, enabling the hiring
of monitors to ensure the quality of service, the rights of these workers, and the continuity of
educational activities, overcoming the limitations of the current volunteer model and seeking
to confront the forces associated with the ND. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|