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dc.contributor.advisorYannoulas, Silvia Cristina-
dc.contributor.authorNeiva, Clara Franco-
dc.date.accessioned2025-06-05T17:47:28Z-
dc.date.available2025-06-05T17:47:28Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.date.submitted2025-02-13-
dc.identifier.citationNEIVA, Clara Franco. Política de educação como arena em disputa: a relação entre a ascensão da nova direita e o educador social voluntário na educação básica do Distrito Federal. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52314-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a investigar a educação como uma arena de disputa, na qual diferentes projetos educacionais buscam influenciar e determinar os rumos de uma Política de Educação Básica. Com isso, a pesquisa buscou compreender as ações das forças em presença ligadas ao projeto educacional da Nova Direita no Distrito Federal (DF), a fim de evidenciar os fundamentos e as estratégias utilizadas por esses na defesa da manutenção e expansão do programa do Educador Social Voluntário (ESV) (2014-2024). Para o desenvolvimento desta pesquisa, os procedimentos metodológicos fundamentaram-se no materialismo histórico-dialético, com a adoção de uma abordagem qualitativa. As técnicas empregadas incluíram a realização de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando bases abertas de acesso público, como a plataforma SciELO e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), além de obras do acervo pessoal. Também foram consultadas plataformas governamentais e não governamentais, como o site da Secretaria de Educação e as publicações do Diário Oficial do DF, assim como, duas audiências públicas realizadas na Câmara Legislativa do DF. A hipótese central do trabalho era que o Programa do ESV é uma das estratégias utilizadas por representantes da ideologia da ND, como forma de impulsionar um programa de voluntariado em detrimento da contratação de profissionais de carreira especializados no apoio às atividades da Educação Básica. Entre os resultados da pesquisa, evidencia-se que o voluntariado, originalmente concebido como ação complementar, foi sistematicamente institucionalizado para substituir a contratação de profissionais qualificados, assim, por meio da análise de portarias (2014-2024) revela características de precarização, como baixos valores de ajuda de custo, ausência de garantias trabalhistas e perfis de voluntários frequentemente incompatíveis com os requisitos dos editais. Já as audiências públicas analisadas demonstram discursos polarizados entre a valorização do voluntariado e críticas à exploração do trabalho não remunerado. Dessa forma, considera-se a necessidade de fortalecimento da uma política educacional de qualidade e inclusiva, possibilitando a contratação de monitores, para garantir a qualidade do atendimento, os direitos desses trabalhadores e a continuidade das atividades educacionais, superando as limitações do modelo atual de voluntariado e buscando o enfrentamento dessas forças em presença ligadas a ND.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolítica de educação como arena em disputa : a relação entre a ascensão da nova direita e o educador social voluntário na educação básica do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNova direita - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordEducação básica - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordEducador socialpt_BR
dc.subject.keywordVoluntariadopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to investigate education as an arena of dispute, where different educational projects seek to influence and shape the direction of Basic Education Policy. Thus, the research aimed to understand the actions of the forces associated with the educational project of the New Right in the Federal District, seeking to highlight the foundations and strategies employed by them in defending the maintenance and expansion of the Volunteer Social Educator program (2014–2024). For the development of this research, the methodological procedures were based on historical-dialectical materialism, adopting a qualitative approach. The techniques used included conducting bibliographic and documentary research, using publicly accessible open databases, such as the SciELO platform and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), as well as works from the personal collection. Governmental and non-governmental platforms were also consulted, such as the website of the Department of Education and publications from the Official Gazette of the Federal District, as well as two public hearings held at the Legislative Chamber of the Federal District. The central hypothesis of the study was that the ESV Program is one of the strategies used by representatives of the New Right (ND) ideology, as a way to promote a volunteer program in place of hiring specialized career professionals to support Basic Education activities. Among the results of the research, it is evident that volunteering, originally conceived as a complementary action, has been systematically institutionalized to replace the hiring of qualified professionals. Through the analysis of ordinances (2014-2024), characteristics of precariousness are revealed, such as low cost-of-living allowances, lack of labor guarantees, and profiles of volunteers often incompatible with the requirements of the calls for proposals. The public hearings analyzed demonstrate polarized discourses between the valorization of volunteering and criticism of the exploitation of unpaid labor. Thus, the need to strengthen an inclusive, quality educational policy is considered, enabling the hiring of monitors to ensure the quality of service, the rights of these workers, and the continuity of educational activities, overcoming the limitations of the current volunteer model and seeking to confront the forces associated with the ND.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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