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Título: Ensino e aprendizagem de trigonometria : mapeamento de ferramentas digitais
Autor(es): Corrêa, Cecília Mendes
Orientador(es): Neves, Regina da Silva Pina
Assunto: Trigonometria
Matemática - aprendizagem
Recursos didáticos digitais
Data de publicação: 7-Mai-2025
Referência: CORRÊA, Cecília Mendes. Ensino e aprendizagem de trigonometria: mapeamento de ferramentas digitais. 2024. 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Um dos principais desafios na aprendizagem da trigonometria é a dificuldade dos alunos em compreender conceitos matemáticos frequentemente apresentados de forma abstrata. Esse desafio pode ser superado com o uso de diversas tecnologias que facilitam a conexão entre os conceitos matemáticos e o mundo prático, além de melhorar a visualização e compreensão de conceitos e propriedades. Assim, este estudo tem como objetivo mapear ferramentas digitais livres, no formato de aplicativos, para o ensino e aprendizagem de trigonometria. Para tanto, foram analisados 10 estudos de 2019 a 2023 focados na utilização de diferentes ferramentas digitais para o ensino de trigonometria, como GeoGebra, plataforma PhET, Nearpod, Tour Trigonométrico e Geocam Free, por meio de aulas, minicursos e workshops para alunos de diferentes idades e níveis acadêmicos. Esses estudos mostram que o uso de tecnologias digitais e materiais manipuláveis, aliados ao planejamento de qualidade, tem diversos efeitos positivos no ensino e aprendizagem de trigonometria. Para analisar ferramentas digitais no formato de aplicativo, este trabalho realizou uma pesquisa de mapeamento que selecionou 103 aplicativos, usando diferentes palavras-chave nas plataformas Play Store e Apple Store. Esses aplicativos foram filtrados por meio de critérios de inclusão, exclusão e avaliação de qualidade. Sete aplicativos foram selecionados e analisados com base em questões de pesquisa que investigam se as ferramentas são jogos educativos ou de outro tipo, seus pontos positivos, limitações, os conteúdos abordados e a interação com o usuário. Os resultados dessa análise mostraram a existência de poucas ferramentas digitais gratuitas no formato de aplicativo focadas no ensino e aprendizagem de trigonometria, que esses aplicativos não cobrem todos os conteúdos de trigonometria e que não existem jogos digitais específicos para trigonometria. Também foram reveladas ferramentas digitais diferentes dos presentes nos estudos analisados, que podem ser utilizadas por professores, alunos, pais e tutores para apoiar o desenvolvimento dos alunos.
Abstract: One of the main challenges in learning trigonometry is students' difficulty in understanding mathematical concepts that are often presented abstractly. This challenge can be overcome with the use of various technologies that facilitate the connection between mathematical concepts and the practical world, in addition to improving the visualization and understanding of concepts and properties. Therefore, this study aims to map free digital tools, in the form of applications, for teaching and learning trigonometry. To this end, 10 studies from 2019 to 2023 focused on the use of different digital tools for teaching trigonometry, such as GeoGebra, PhET platform, Nearpod, Trigonometric Tour, and Geocam Free, through classes, mini-courses, and workshops for students of different ages and academic levels. These studies show that the use of digital technologies and manipulable materials, combined with quality planning, has various positive effects on teaching and learning trigonometry. To analyze digital tools in the form of applications, this work conducted a mapping research that selected 103 applications using different keywords on the Play Store and Apple Store platforms. These applications were filtered using inclusion, exclusion, and quality assessment criteria. Seven applications were selected and analyzed based on research questions investigating whether the tools are educational games or of another type, their positive aspects, limitations, the content covered, and the interaction with the user. The results of this analysis showed the existence of few free digital tools in the form of applications focused on teaching and learning trigonometry, that these applications do not cover all trigonometry content, and that there are no specific digital games for trigonometry. Different digital tools from those present in the analyzed studies were also revealed, which can be used by teachers, students, parents, and tutors to support students' development.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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