Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Cecília Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:37:22Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T12:37:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-24 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Cecília Mendes. Ensino e aprendizagem de trigonometria: mapeamento de ferramentas digitais. 2024. 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52176 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um dos principais desafios na aprendizagem da trigonometria é a dificuldade dos alunos em
compreender conceitos matemáticos frequentemente apresentados de forma abstrata. Esse
desafio pode ser superado com o uso de diversas tecnologias que facilitam a conexão entre os
conceitos matemáticos e o mundo prático, além de melhorar a visualização e compreensão de
conceitos e propriedades. Assim, este estudo tem como objetivo mapear ferramentas digitais
livres, no formato de aplicativos, para o ensino e aprendizagem de trigonometria. Para tanto,
foram analisados 10 estudos de 2019 a 2023 focados na utilização de diferentes ferramentas
digitais para o ensino de trigonometria, como GeoGebra, plataforma PhET, Nearpod, Tour
Trigonométrico e Geocam Free, por meio de aulas, minicursos e workshops para alunos de
diferentes idades e níveis acadêmicos. Esses estudos mostram que o uso de tecnologias
digitais e materiais manipuláveis, aliados ao planejamento de qualidade, tem diversos efeitos
positivos no ensino e aprendizagem de trigonometria. Para analisar ferramentas digitais no
formato de aplicativo, este trabalho realizou uma pesquisa de mapeamento que selecionou 103
aplicativos, usando diferentes palavras-chave nas plataformas Play Store e Apple Store. Esses
aplicativos foram filtrados por meio de critérios de inclusão, exclusão e avaliação de
qualidade. Sete aplicativos foram selecionados e analisados com base em questões de
pesquisa que investigam se as ferramentas são jogos educativos ou de outro tipo, seus pontos
positivos, limitações, os conteúdos abordados e a interação com o usuário. Os resultados
dessa análise mostraram a existência de poucas ferramentas digitais gratuitas no formato de
aplicativo focadas no ensino e aprendizagem de trigonometria, que esses aplicativos não
cobrem todos os conteúdos de trigonometria e que não existem jogos digitais específicos para
trigonometria. Também foram reveladas ferramentas digitais diferentes dos presentes nos
estudos analisados, que podem ser utilizadas por professores, alunos, pais e tutores para
apoiar o desenvolvimento dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de trigonometria : mapeamento de ferramentas digitais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos digitais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | One of the main challenges in learning trigonometry is students' difficulty in understanding
mathematical concepts that are often presented abstractly. This challenge can be overcome
with the use of various technologies that facilitate the connection between mathematical
concepts and the practical world, in addition to improving the visualization and understanding
of concepts and properties. Therefore, this study aims to map free digital tools, in the form of
applications, for teaching and learning trigonometry. To this end, 10 studies from 2019 to
2023 focused on the use of different digital tools for teaching trigonometry, such as
GeoGebra, PhET platform, Nearpod, Trigonometric Tour, and Geocam Free, through classes,
mini-courses, and workshops for students of different ages and academic levels. These studies
show that the use of digital technologies and manipulable materials, combined with quality
planning, has various positive effects on teaching and learning trigonometry. To analyze
digital tools in the form of applications, this work conducted a mapping research that selected
103 applications using different keywords on the Play Store and Apple Store platforms. These
applications were filtered using inclusion, exclusion, and quality assessment criteria. Seven
applications were selected and analyzed based on research questions investigating whether the
tools are educational games or of another type, their positive aspects, limitations, the content
covered, and the interaction with the user. The results of this analysis showed the existence of
few free digital tools in the form of applications focused on teaching and learning
trigonometry, that these applications do not cover all trigonometry content, and that there are
no specific digital games for trigonometry. Different digital tools from those present in the
analyzed studies were also revealed, which can be used by teachers, students, parents, and
tutors to support students' development. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|