http://repositorio.unb.br/handle/10482/52150
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LIVRO_PoliticasMemoriaConflito.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Políticas de memória no conflito armado colombiano : um estudo a partir de Doris Salcedo |
Autor(es): | Nascimento, Barbara Mangueira do |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-5336-2481 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília |
Assunto: | Salcedo, Doris, 1958- Fuerzas Armadas Revolucionárias de Colombia Arte colombiana - história Memória na arte |
Data de publicação: | 2025 |
Editora: | Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas |
Referência: | NASCIMENTO, Barbara Mangueira do. Políticas de memória no conflito armado colombiano: um estudo a partir de Doris Salcedo. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, 2025. E-book (215 p.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/655. Acesso em: 05 maio 2025. |
Resumo: | Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre a relação entre alguns trabalhos da artista colombiana Doris Salcedo e as políticas de memória no conflito armado colombiano atual. A artista se posiciona no campo de disputas envolvendo as narrativas de memória na Colômbia de modo a se aproximar de um projeto político específico de justiça de transição. Nas cinco obras analisadas (Noviembre 6 y 7, Acción de Duelo, Sumando Ausencias, Fragmentos e Quebrantos), realizadas entre 2002 e 2019, Salcedo confere uma centralidade para as vítimas do conflito, partindo de um desejo de reparação simbólica que coloca em questão as práticas memoriais, os monumentos, os lugares de memória e as datas de rememoração. Há uma centralidade no tema do luto como uma tarefa coletiva, trabalhado pelo artista por meio estratégias estéticas contemporâneas que buscam evitar a cristalização das memórias no espaço público. Ainda assim, seus trabalhos seguem marcados por uma dimensão monumental e o envolvimento do público nas ações propostas é dirigido pela artista. A aproximação formal ao Acuerdo Final para la Terminación del Conflicto y la Construcción de una Paz Estable y Duradera e da Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición, presente nas últimas obras analisadas, denota um alinhamento político da artista e uma tomada de posição em um contexto de intensas disputas sociais que ultrapassam as fronteiras específicas da arte contemporânea. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Licença: | (CC BY NC ND) |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
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