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Título : Políticas de memória no conflito armado colombiano : um estudo a partir de Doris Salcedo
Autor : Nascimento, Barbara Mangueira do
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5336-2481
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Salcedo, Doris, 1958-
Fuerzas Armadas Revolucionárias de Colombia
Arte colombiana - história
Memória na arte
Fecha de publicación : 2025
Editorial : Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas
Citación : NASCIMENTO, Barbara Mangueira do. Políticas de memória no conflito armado colombiano: um estudo a partir de Doris Salcedo. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, 2025. E-book (215 p.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/655. Acesso em: 05 maio 2025.
Resumen : Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre a relação entre alguns trabalhos da artista colombiana Doris Salcedo e as políticas de memória no conflito armado colombiano atual. A artista se posiciona no campo de disputas envolvendo as narrativas de memória na Colômbia de modo a se aproximar de um projeto político específico de justiça de transição. Nas cinco obras analisadas (Noviembre 6 y 7, Acción de Duelo, Sumando Ausencias, Fragmentos e Quebrantos), realizadas entre 2002 e 2019, Salcedo confere uma centralidade para as vítimas do conflito, partindo de um desejo de reparação simbólica que coloca em questão as práticas memoriais, os monumentos, os lugares de memória e as datas de rememoração. Há uma centralidade no tema do luto como uma tarefa coletiva, trabalhado pelo artista por meio estratégias estéticas contemporâneas que buscam evitar a cristalização das memórias no espaço público. Ainda assim, seus trabalhos seguem marcados por uma dimensão monumental e o envolvimento do público nas ações propostas é dirigido pela artista. A aproximação formal ao Acuerdo Final para la Terminación del Conflicto y la Construcción de una Paz Estable y Duradera e da Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición, presente nas últimas obras analisadas, denota um alinhamento político da artista e uma tomada de posição em um contexto de intensas disputas sociais que ultrapassam as fronteiras específicas da arte contemporânea.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Licença:: (CC BY NC ND)
Aparece en las colecciones: Livros e afins

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