Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52100
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_JulianaMatosoMacedo_TESE.pdf2,83 MBAdobe PDFView/Open
Title: Dinâmicas das políticas públicas de educação básica no Brasil : a inclusão da agenda étnico-racial negra (2003-2022)
Authors: Macedo, Juliana Matoso
Orientador(es):: Calmon, Paulo Carlos Du Pin
Assunto:: Educação básica - Brasil
Políticas públicas educacionais
Identidade étnico-racial
Racismo
Issue Date: 28-Apr-2025
Citation: MACEDO, Juliana Matoso. Dinâmicas das políticas públicas de educação básica no Brasil: a inclusão da agenda étnico-racial negra (2003-2022). 2024. 345 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: A presente tese trata dos mecanismos causais das ‘mudanças nas políticas públicas’, a partir do estudo de caso sobre a educação básica nacional no Brasil, entre 2003 e 2022, com foco na incorporação da Agenda Étnico-Racial Negra (AERN). As principais mudanças analisadas são: a marcação de raça/cor no Censo Escolar em 2005; a incorporação da AERN no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024; e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017 e 2018, além da criação e extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A revisão bibliográfica identificou que há lacunas na literatura para analisar a AERN na educação básica nacional e o Advocacy Coalition Framework (ACF) foi utilizado como marco analítico para suprir as lacunas. A análise abrangeu as seguintes categorias: eventos externos (coalizões político-partidárias/quadro político institucional, organismos internacionais e outros subsistemas); e eventos internos (atores principais, sistemas de crenças, coalizões, empreendedores e mediadores de políticas públicas e estratégias utilizadas, além de dinâmicas de conflitos, aprendizagem e/ou acordos negociados). A metodologia utilizada foi baseada no rastreamento de processos (Process Tracing), a partir de dados bibliográficos, documentais e entrevistas, com análises por meio do software MAXQDA. Os resultados identificaram a dinâmica das crenças e das 3 (três) coalizões mapeadas no subsistema de educação básica nacional ao longo dos períodos analisados: a coalizão pró-financiamento, dominante de 2003 a 2010; uma transição entre as coalizões, de 2011 a 2014; a coalizão pró-gestão, dominante de 2015 a 2018; e uma coalizão nascente, denominada familista padronizada, dominante de 2019 a 2022. A análise revelou que o subsistema de educação básica no Brasil está baseado em duas coalizões maduras e estáveis, com características de adversárias pouco colaborativas. Duas hipóteses foram confirmadas e uma parcialmente confirmada. A primeira hipótese é de que há duas coalizões maduras no subsistema de educação básica que não internalizaram a AERN, apesar da afinidade das coalizões com a agenda. Essa hipótese foi confirmada. A segunda hipótese trata da centralidade da atuação de moderadores (Policy Brokers) e a articulação com empreendedores de ideias em políticas públicas (Policy Entrepreneurs) para a implementação das mudanças em relação a AERN, como mecanismos causais centrais. Essa hipótese foi confirmada, por meio da atuação, sobretudo, de Secretários da Secadi/MEC. A terceira hipótese foi parcialmente confirmada, demonstrando que a ação sistemática do subsistema de igualdade racial, centralizado na Seppir, atuou para a incorporação da AERN na educação, enquanto mecanismo causal, mas somente até 2012 e associada a outros fatores. As mudanças pró equidade na educação básica nacional, considerando a AERN, foram impulsionadas pelos seguintes mecanismos causais: coalizão político-partidária no poder associada ao quadro político institucional do setor; advocacy de organismos internacionais; e a atuação contínua de empreendedores e mediadores, junto a coalizões e atores específicos. A pesquisa destaca a importância da coordenação entre diferentes atores e estratégias de apoio para promover mudanças significativas na AERN e o desafio de maior interlocução com as coalizões do subsistema, ou seja, a centralidade das coalizões nas análises das mudanças em política públicas.
Abstract: The theme of this thesis focuses on the causal mechanisms behind 'changes in public policies,' through a case study of basic education in Brazil between 2003 and 2022, with an emphasis on the incorporation of the Black Ethnic-Racial Agenda (AERN). The main changes analyzed include: the introduction of the race/color marker in the National School Census in 2005; the incorporation of AERN into the National Education Plan (PNE) 2014-2024; the approval of the National Common Curricular Base (BNCC) in 2017 and 2018; and the creation and subsequent extinction of the Secretariat for Continued Education, Literacy, Diversity, and Inclusion (Secadi). A literature review identified gaps in the analysis of AERN and national basic education, which were addressed by using the Advocacy Coalition Framework (ACF) as the analytical framework. The analysis covered the following categories: external events (politicalparty coalitions/institutional political framework, international organizations, and other subsystems) and internal events (key actors, belief systems, coalitions, policy entrepreneurs, policy brokers, and strategies used, along with conflict dynamics, learning, and/or negotiated agreements). The methodology was based on process tracing, drawing on bibliographic, documentary, and interview data, with analysis conducted through the MAXQDA software. The results identified the dynamics of belief systems, and the three coalitions mapped in the national basic education subsystem during the analyzed periods: the pro-financing coalition, dominant from 2003 to 2010; a transition phase between coalitions from 2011 to 2014; the promanagement coalition, dominant from 2015 to 2018; and a nascent coalition, termed the standardized familyist coalition, dominant from 2019 to 2022. The analysis revealed that the basic education subsystem in Brazil is structured around two mature and stable coalitions, with adversarial and non-collaborative characteristics. Two hypotheses were confirmed, and one was partially confirmed. The first hypothesis—that two mature coalitions exist within the basic education subsystem, neither of which has internalized AERN, despite their affinity with the agenda—was confirmed. The second hypothesis, regarding the centrality of the role of policy brokers and their collaboration with policy entrepreneurs in implementing changes related to AERN as key causal mechanisms, was also confirmed, mainly through the actions of Secadi/MEC Secretaries. The third hypothesis was partially confirmed, indicating that the systematic actions of the racial equality subsystem, led by Seppir, explained the incorporation of AERN into education, but only until 2012, and in association with other factors. Thus, the pro-equity changes in national basic education, considering AERN, were driven by the following causal mechanisms: the political-party coalition in power, associated with the institutional political framework of the sector; advocacy by international organizations; and the continuous actions of policy entrepreneurs and brokers, working alongside specific coalitions and actors. The research underscores the importance of coordination among different actors and supporting strategies to promote significant changes in AERN and highlights the challenge of further engagement with the subsystem coalitions, emphasizing the centrality of coalitions in analyzing public policy changes.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52100/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.