Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Calmon, Paulo Carlos Du Pin | - |
dc.contributor.author | Macedo, Juliana Matoso | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T14:02:13Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T14:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-10 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Juliana Matoso. Dinâmicas das políticas públicas de educação básica no Brasil: a inclusão da agenda étnico-racial negra (2003-2022). 2024. 345 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52100 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese trata dos mecanismos causais das ‘mudanças nas políticas públicas’, a partir do
estudo de caso sobre a educação básica nacional no Brasil, entre 2003 e 2022, com foco na
incorporação da Agenda Étnico-Racial Negra (AERN). As principais mudanças analisadas são:
a marcação de raça/cor no Censo Escolar em 2005; a incorporação da AERN no Plano Nacional
de Educação (PNE) 2014-2024; e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
em 2017 e 2018, além da criação e extinção da Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A revisão bibliográfica identificou que há
lacunas na literatura para analisar a AERN na educação básica nacional e o Advocacy Coalition
Framework (ACF) foi utilizado como marco analítico para suprir as lacunas. A análise abrangeu
as seguintes categorias: eventos externos (coalizões político-partidárias/quadro político
institucional, organismos internacionais e outros subsistemas); e eventos internos (atores
principais, sistemas de crenças, coalizões, empreendedores e mediadores de políticas públicas
e estratégias utilizadas, além de dinâmicas de conflitos, aprendizagem e/ou acordos
negociados). A metodologia utilizada foi baseada no rastreamento de processos (Process
Tracing), a partir de dados bibliográficos, documentais e entrevistas, com análises por meio do
software MAXQDA. Os resultados identificaram a dinâmica das crenças e das 3 (três) coalizões
mapeadas no subsistema de educação básica nacional ao longo dos períodos analisados: a
coalizão pró-financiamento, dominante de 2003 a 2010; uma transição entre as coalizões, de
2011 a 2014; a coalizão pró-gestão, dominante de 2015 a 2018; e uma coalizão nascente,
denominada familista padronizada, dominante de 2019 a 2022. A análise revelou que o
subsistema de educação básica no Brasil está baseado em duas coalizões maduras e estáveis,
com características de adversárias pouco colaborativas. Duas hipóteses foram confirmadas e
uma parcialmente confirmada. A primeira hipótese é de que há duas coalizões maduras no
subsistema de educação básica que não internalizaram a AERN, apesar da afinidade das
coalizões com a agenda. Essa hipótese foi confirmada. A segunda hipótese trata da centralidade
da atuação de moderadores (Policy Brokers) e a articulação com empreendedores de ideias em
políticas públicas (Policy Entrepreneurs) para a implementação das mudanças em relação a
AERN, como mecanismos causais centrais. Essa hipótese foi confirmada, por meio da atuação,
sobretudo, de Secretários da Secadi/MEC. A terceira hipótese foi parcialmente confirmada,
demonstrando que a ação sistemática do subsistema de igualdade racial, centralizado na Seppir,
atuou para a incorporação da AERN na educação, enquanto mecanismo causal, mas somente
até 2012 e associada a outros fatores. As mudanças pró equidade na educação básica nacional,
considerando a AERN, foram impulsionadas pelos seguintes mecanismos causais: coalizão
político-partidária no poder associada ao quadro político institucional do setor; advocacy de
organismos internacionais; e a atuação contínua de empreendedores e mediadores, junto a
coalizões e atores específicos. A pesquisa destaca a importância da coordenação entre diferentes
atores e estratégias de apoio para promover mudanças significativas na AERN e o desafio de
maior interlocução com as coalizões do subsistema, ou seja, a centralidade das coalizões nas
análises das mudanças em política públicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dinâmicas das políticas públicas de educação básica no Brasil : a inclusão da agenda étnico-racial negra (2003-2022) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade étnico-racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The theme of this thesis focuses on the causal mechanisms behind 'changes in public policies,'
through a case study of basic education in Brazil between 2003 and 2022, with an emphasis on
the incorporation of the Black Ethnic-Racial Agenda (AERN). The main changes analyzed
include: the introduction of the race/color marker in the National School Census in 2005; the
incorporation of AERN into the National Education Plan (PNE) 2014-2024; the approval of the
National Common Curricular Base (BNCC) in 2017 and 2018; and the creation and subsequent
extinction of the Secretariat for Continued Education, Literacy, Diversity, and Inclusion
(Secadi). A literature review identified gaps in the analysis of AERN and national basic
education, which were addressed by using the Advocacy Coalition Framework (ACF) as the
analytical framework. The analysis covered the following categories: external events (politicalparty coalitions/institutional political framework, international organizations, and other
subsystems) and internal events (key actors, belief systems, coalitions, policy entrepreneurs,
policy brokers, and strategies used, along with conflict dynamics, learning, and/or negotiated
agreements). The methodology was based on process tracing, drawing on bibliographic,
documentary, and interview data, with analysis conducted through the MAXQDA software.
The results identified the dynamics of belief systems, and the three coalitions mapped in the
national basic education subsystem during the analyzed periods: the pro-financing coalition,
dominant from 2003 to 2010; a transition phase between coalitions from 2011 to 2014; the promanagement coalition, dominant from 2015 to 2018; and a nascent coalition, termed the
standardized familyist coalition, dominant from 2019 to 2022. The analysis revealed that the
basic education subsystem in Brazil is structured around two mature and stable coalitions, with
adversarial and non-collaborative characteristics. Two hypotheses were confirmed, and one was
partially confirmed. The first hypothesis—that two mature coalitions exist within the basic
education subsystem, neither of which has internalized AERN, despite their affinity with the
agenda—was confirmed. The second hypothesis, regarding the centrality of the role of policy
brokers and their collaboration with policy entrepreneurs in implementing changes related to
AERN as key causal mechanisms, was also confirmed, mainly through the actions of
Secadi/MEC Secretaries. The third hypothesis was partially confirmed, indicating that the
systematic actions of the racial equality subsystem, led by Seppir, explained the incorporation
of AERN into education, but only until 2012, and in association with other factors. Thus, the
pro-equity changes in national basic education, considering AERN, were driven by the
following causal mechanisms: the political-party coalition in power, associated with the
institutional political framework of the sector; advocacy by international organizations; and the
continuous actions of policy entrepreneurs and brokers, working alongside specific coalitions
and actors. The research underscores the importance of coordination among different actors and
supporting strategies to promote significant changes in AERN and highlights the challenge of
further engagement with the subsystem coalitions, emphasizing the centrality of coalitions in
analyzing public policy changes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|