http://repositorio.unb.br/handle/10482/52066
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_MariaDeFatimaNerisRodrigues_DISSERT.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) em uma Instituição Federal de Ensino Superior : implementação e inovação |
Autor(es): | Rodrigues, Maria de Fátima Neris |
Orientador(es): | Oliveira, Luiz Guilherme de |
Assunto: | Gestão de pessoas Inovação Capital humano Universidade de Brasília (UnB) |
Data de publicação: | 16-Abr-2025 |
Data de defesa: | 15-Out-2024 |
Referência: | RODRIGUES, Maria de Fátima Neris. A nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) em uma Instituição Federal de Ensino Superior: implementação e inovação. 2024. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa é sobre a implementação da política nacional de gestão de pessoas no setor público, concentrando-se especificamente no que se refere ao plano de desenvolvimento de pessoas (PDP) no âmbito da Universidade de Brasília. Definiu-se como objetivo central desta pesquisa analisar a implementação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da Universidade de Brasília, no período de 2020 a 2022, à luz da nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), Decreto n. 9.991/2019, com foco nos resultados das ações de desenvolvimento, nas inovações identificadas e na percepção dos servidores, capital humano da Universidade. A pesquisa, em termos metodológicos, configura-se da seguinte forma: quanto à abordagem, trata-se de um estudo quanti-qualitativo, pesquisa aplicada, descritiva e levantamento de campo, utilizando a análise documental e estatística descritiva para a análise dos resultados. A finalidade é exploratória-descritiva com procedimentos de pesquisa bibliográfica. Para a coleta dos dados, foram mobilizados os documentos em forma de textos disponibilizados nos sites e páginas oficiais do órgão central do SIPEC e da Universidade. Utilizou-se questionário on-line para a pesquisa de campo. Para a análise dos dados, utilizou-se os relatórios de atividades da Instituição e as planilhas com os resultados dos dados das necessidades de desenvolvimento e ações de capacitação realizadas. Foi realizada também uma pesquisa com a equipe de trabalho que implementou a nova PNPD na Universidade e com os participantes da turma de Mestrado Profissional em Economia iniciada no ano de 2020. A análise evidenciou que as etapas de elaboração do processo de planejamento das ações de capacitação dos anos de 2020, 2021 e 2022 da Universidade foram diversificadas, entretanto, foram mantidas as etapas apresentadas nos normativos federais. Os resultados estatísticos mostraram que a Universidade promoveu o desenvolvimento e capacitação dos servidores buscando o aperfeiçoamento das competências necessárias para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Na opinião dos respondentes dos questionários os planos de desenvolvimento de pessoas da Universidade nos períodos de 2020, 2021 e 2022 foram construídos/elaborados conforme preconiza a nova PNDP, embora tenha pontos a melhorar em relação aos sistemas utilizados (SIGRH, SIPEC) e aos ambientes virtuais de aprendizagem (sala de aula Teams e Moodle/Aprender), porém, inovações foram percebidas. Por fim, foi possível identificar que diante do cenário de pandemia pela Covid-19 e prazos curtos para mudança na sistemática de elaboração e execução das ações de desenvolvimento houve inovações nos tipos de modalidade (a distância, remoto, híbrida) e oferta de ações para atendimento de demandas específicas da Universidade. Em síntese, a pesquisa pode contribuir com as demais organizações e, ainda, com a unidade de gestão de pessoas (UGP) da Instituição no avanço de melhorias dos processos internos referentes ao desenvolvimento dos servidores, o capital humano da Universidade. |
Abstract: | This research is about the implementation of the national human resources management policy in the public sector, focusing specifically on the human resources development plan (PDP) within the University of Brasília. The main objective of this research was to analyze the implementation of the Human Resources Development Plan (PDP) of the University of Brasília, from 2020 to 2022, in light of the new National Human Resources Development Policy (PNDP), Decree No. 9,991/2019, focusing on the results of the development actions, the innovations identified and the perception of the employees, human capital of the University. In methodological terms, the research is configured as follows: regarding the approach, it is a quantitative-qualitative study, applied research, descriptive and field survey, using documentary analysis and descriptive statistics to analyze the results. The purpose is exploratory-descriptive with bibliographic research procedures. To collect the data, documents in the form of texts available on the websites and official pages of the central body of SIPEC and the University were used. An online questionnaire was used for the field research. To analyze the data, the Institution's activity reports and spreadsheets with the results of the data on development needs and training actions carried out were used. A survey was also conducted with the work team that implemented the new PNPD at the University and with the participants of the Professional Master's in Economics class that started in 2020. The analysis showed that the stages of preparation of the process of planning the training actions for the years 2020, 2021 and 2022 at the University were diversified, however, the stages presented in the federal regulations were maintained. The statistical results show that the University promoted the development and training of employees, seeking to improve the skills necessary to improve the quality of services provided to citizens. In the opinion of the respondents to the questionnaires, the University's personnel development plans for the periods 2020, 2021 and 2022 were constructed/prepared as recommended by the new PNDP, although there are areas for improvement in relation to the systems used (SIGRH, SIPEC) and virtual learning environments (Teams and Moodle/Aprender classrooms). Finally, it was possible to identify that, given the scenario of the Covid-19 pandemic and short deadlines for changing the systematics of preparing and executing development actions, there were innovations in the types of modality (distance, remote, hybrid) and the provision of actions to meet specific demands of the University. In summary, the research can contribute to other organizations and, also, to the Institution's personnel management unit (UGP) in advancing improvements in internal processes related to the development of employees, the University's human capital. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Profissional em Economia, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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