http://repositorio.unb.br/handle/10482/52024
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_LukasThiagoCardoso_DISSERT.pdf | 749,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Gestão participativa e democrática na educação : uma abordagem interdisciplinar do PDDE em Luziânia, Goiás |
Autor(es): | Cardoso, Lukas Thiago |
Orientador(es): | Castioni, Remi |
Assunto: | Gestão escolar Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Participação comunitária Luziânia (GO) |
Data de publicação: | 8-Abr-2025 |
Data de defesa: | 28-Nov-2024 |
Referência: | CARDOSO, Lukas Thiago. Gestão participativa e democrática na educação: uma abordagem interdisciplinar do PDDE em Luziânia, Goiás. 2024. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente dissertação investiga a gestão democrática e participativa dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em duas escolas estaduais de Luziânia, Goiás, com uma abordagem interdisciplinar. O estudo tem como objetivo realizar uma análise aprofundada sobre a efetividade da gestão democrática do PDDE, destacando a participação ativa da comunidade escolar como elemento central para o sucesso do programa. Justifica-se pela importância do PDDE enquanto instrumento estratégico para fortalecer a infraestrutura e a gestão escolar, sobretudo em regiões vulneráveis, e pela relevância de práticas democráticas na promoção de uma educação pública de qualidade. Os objetivos incluem mapear a trajetória histórica do PDDE, conceituar a gestão democrática na educação brasileira, investigar os mecanismos de participação comunitária e avaliar o impacto das formações oferecidas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE) no fortalecimento das práticas participativas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, combinando entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental para compreender as percepções e experiências dos sujeitos envolvidos. O estudo situa o PDDE no contexto das reformas educacionais dos anos 1990, abordando as dinâmicas do papel do Estado e os desafios da gestão de recursos financeiros. Os resultados evidenciam tanto limitações operacionais, como burocracia excessiva e insuficiência de capacitações, quanto potencialidades vinculadas ao engajamento comunitário e ao aprimoramento das formações oferecidas pelo CECAMPE. Conclui-se que o fortalecimento da gestão democrática, aliado a abordagens interdisciplinares, pode contribuir para o aprimoramento das políticas públicas educacionais, fornecendo subsídios relevantes para gestores, conselhos escolares e a comunidade acadêmica. |
Abstract: | This dissertation investigates the democratic and participatory management of resources from the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) in two state schools in Luziânia, Goiás, through an interdisciplinary approach. The study aims to conduct an in-depth analysis of the effectiveness of PDDE's democratic management, highlighting the active participation of the school community as a central element for the program's success. It is justified by the importance of PDDE as a strategic tool to strengthen school infrastructure and management, especially in vulnerable regions, and by the relevance of democratic practices in promoting high-quality public education. The objectives include mapping the historical trajectory of the PDDE, conceptualizing democratic management in Brazilian education, investigating the mechanisms of community participation, and evaluating the impact of the training offered by the Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE) in strengthening participatory practices. The research adopts a qualitative, exploratory, and descriptive approach, combining semistructured interviews, participant observation, and document analysis to understand the perceptions and experiences of the participants involved. The study situates the PDDE within the context of the educational reforms of the 1990s, addressing the dynamics of the State's role and the challenges of financial resource management. The results highlight both operational limitations, such as excessive bureaucracy and insufficient training, and potentialities linked to community engagement and the improvement of training programs offered by CECAMPE. It concludes that strengthening democratic management, combined with interdisciplinary approaches, can contribute to the enhancement of educational public policies, providing valuable insights for managers, school councils, and the academic community. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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