http://repositorio.unb.br/handle/10482/51921
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ChristyneCarvalhoDaSilva_TESE.pdf | 18,1 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | O uso de dados educacionais na governamentalidade e na ação pública na RIDE-DF |
Auteur(s): | Silva, Christyne Carvalho da |
Orientador(es):: | Vasconcelos, Ana Maria Nogales |
Assunto:: | Governamentalidade Ação pública Sociologia das quantificações Indicadores educacionais Indicadores |
Date de publication: | 17-mar-2025 |
Data de defesa:: | 22-oct-2024 |
Référence bibliographique: | SILVA, Christyne Carvalho da. O uso de dados educacionais na governamentalidade e na ação pública na RIDE-DF. 2024. 230 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | A tese investiga como os indicadores educacionais influenciam o planejamento e a execução de políticas públicas nos municípios de baixa densidade populacional da Ride-DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). O objetivo central é entender como gestores municipais interagem com os indicadores produzidos pelo Inep, buscando maneiras de aprimorar a ação pública e, consequentemente, melhorar os resultados educacionais na região. Inicialmente, a pesquisa mapeia os desafios enfrentados por esses municípios na utilização eficaz de dados educacionais. A pesquisa é motivada pela identificação de lacunas significativas entre o potencial oferecido por dados educacionais e seu uso real na formulação e avaliação de políticas públicas, particularmente em áreas com desafios socioeconômicos e limitações de infraestrutura educacional. A metodologia adotada nesta pesquisa é triangulada, combinando diferentes técnicas para aprofundar o entendimento sobre o tema. Foram realizadas análises de conteúdo documental, survey e entrevistas semiestruturadas com gestores e outros atores envolvidos no processo de gestão educacional, abrangendo um total de 13 municípios da Ride-DF. Essa abordagem permitiu uma análise abrangente das práticas de implementação e utilização das quantificações educacionais na gestão pública. Os resultados indicam que, embora os gestores reconheçam a importância e o potencial dos indicadores educacionais, seu uso efetivo permanece limitado. Existem grandes variações na forma como os municípios acessam e utilizam esses dados, muitas vezes devido à falta de infraestrutura apropriada e a uma capacitação técnica inadequada. Também foi observado que há uma tendência de colaboração mais efetiva com entes estaduais e federais do que entre os próprios municípios da Ride-DF, o que reforça a necessidade de uma maior integração e cooperação regional. Outro achado importante é a frequente ausência de planos municipais com mensurabilidade clara e aproveitamento eficaz das estatísticas disponíveis. Isso acentua a necessidade de fortalecer a estrutura institucional e a capacidade técnica dos municípios para garantir que os dados educacionais sejam usados de forma estratégica e integrada no planejamento educacional. A pesquisa conclui que é essencial fortalecer a comunicação e a cooperação entre municípios e outros atores sociais, tais como prefeituras, tribunais de contas, conselhos comunitários educacionais, famílias, além dos Poderes Legislativo e Judiciário. A proposta inclui a unificação na capacitação técnica e o incentivo ao funcionamento em rede, potencializando o uso dos indicadores e promovendo um ambiente de governança educacional mais colaborativa e eficaz. A tese destaca-se por propor um novo paradigma de governança regional colaborativa na esfera educacional, enfatizando a importância das quantificações educacionais como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas mais informadas e efetivas. Ao promover uma colaboração interinstitucional e capacitar gestores para o uso estratégico de dados, o estudo oferece contribuições valiosas para a melhoria da governança educacional não só na Ride-DF, mas em todo território nacional. |
Abstract: | The thesis examines how educational indicators influence the planning and implementation of public policies in low-density municipalities within the Ride-DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). The central objective is to understand how municipal managers interact with the indicators produced by Inep to improve public policies and, consequently, educational outcomes in the region. First, the research identifies the challenges faced by these municipalities in the effective use of educational data. The study is motivated by the identification of significant gaps between the potential offered by educational data and its actual use in policy formulation and evaluation, particularly in areas with socio-economic challenges and limited educational infrastructure. The methodology used is triangulated, combining different techniques to deepen the understanding of the topic. It includes content analysis of documents, survey and semi-structured interviews with managers and other stakeholders involved in the education management process, covering a total of 13 municipalities within the Ride-DF. This approach allowed for a comprehensive analysis of the practices of implementing and using educational quantification in public management. The results indicate that although managers recognise the importance and potential of education indicators, their effective use remains limited. There are significant differences in how municipalities access and use these data, often due to a lack of appropriate infrastructure and technical training. It was also found that there is a tendency for municipalities to cooperate more effectively with state and federal authorities than with each other, reinforcing the need for greater regional integration and cooperation. Another important finding is the frequent absence of municipal plans with clear measurability and effective use of available statistics. This highlights the need to strengthen the institutional structure and technical capacity of municipalities to ensure that education data is used strategically and integrated into education planning. The research concludes that it is essential to strengthen communication and cooperation between municipalities and other social actors, such as city halls, audit offices, local education councils, families, and the legislative and judicial authorities. The proposal includes the harmonisation of technical training and the promotion of networking to maximise the use of indicators and promote a more collaborative and effective educational governance environment. The thesis stands out for proposing a new paradigm of regional collaborative governance in education, emphasising the importance of educational quantification as a fundamental instrument for developing more informed and effective public policies. By promoting interinstitutional collaboration and empowering managers to use data strategically, the study offers valuable contributions to improving educational governance not only in the Ride-DF, but across the country. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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