Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Ana Maria Nogales | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Christyne Carvalho da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T17:26:35Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T17:26:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Christyne Carvalho da. O uso de dados educacionais na governamentalidade e na ação pública na RIDE-DF. 2024. 230 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51921 | - |
dc.description.abstract | A tese investiga como os indicadores educacionais influenciam o planejamento e a
execução de políticas públicas nos municípios de baixa densidade populacional da
Ride-DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). O
objetivo central é entender como gestores municipais interagem com os indicadores
produzidos pelo Inep, buscando maneiras de aprimorar a ação pública e,
consequentemente, melhorar os resultados educacionais na região. Inicialmente, a
pesquisa mapeia os desafios enfrentados por esses municípios na utilização eficaz de
dados educacionais. A pesquisa é motivada pela identificação de lacunas
significativas entre o potencial oferecido por dados educacionais e seu uso real na
formulação e avaliação de políticas públicas, particularmente em áreas com desafios
socioeconômicos e limitações de infraestrutura educacional. A metodologia adotada
nesta pesquisa é triangulada, combinando diferentes técnicas para aprofundar o
entendimento sobre o tema. Foram realizadas análises de conteúdo documental,
survey e entrevistas semiestruturadas com gestores e outros atores envolvidos no
processo de gestão educacional, abrangendo um total de 13 municípios da Ride-DF.
Essa abordagem permitiu uma análise abrangente das práticas de implementação e
utilização das quantificações educacionais na gestão pública. Os resultados indicam
que, embora os gestores reconheçam a importância e o potencial dos indicadores
educacionais, seu uso efetivo permanece limitado. Existem grandes variações na
forma como os municípios acessam e utilizam esses dados, muitas vezes devido à
falta de infraestrutura apropriada e a uma capacitação técnica inadequada. Também
foi observado que há uma tendência de colaboração mais efetiva com entes estaduais
e federais do que entre os próprios municípios da Ride-DF, o que reforça a
necessidade de uma maior integração e cooperação regional. Outro achado
importante é a frequente ausência de planos municipais com mensurabilidade clara e
aproveitamento eficaz das estatísticas disponíveis. Isso acentua a necessidade de
fortalecer a estrutura institucional e a capacidade técnica dos municípios para garantir
que os dados educacionais sejam usados de forma estratégica e integrada no
planejamento educacional. A pesquisa conclui que é essencial fortalecer a
comunicação e a cooperação entre municípios e outros atores sociais, tais como
prefeituras, tribunais de contas, conselhos comunitários educacionais, famílias, além
dos Poderes Legislativo e Judiciário. A proposta inclui a unificação na capacitação
técnica e o incentivo ao funcionamento em rede, potencializando o uso dos
indicadores e promovendo um ambiente de governança educacional mais colaborativa
e eficaz. A tese destaca-se por propor um novo paradigma de governança regional
colaborativa na esfera educacional, enfatizando a importância das quantificações
educacionais como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de políticas
públicas mais informadas e efetivas. Ao promover uma colaboração interinstitucional
e capacitar gestores para o uso estratégico de dados, o estudo oferece contribuições
valiosas para a melhoria da governança educacional não só na Ride-DF, mas em todo
território nacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso de dados educacionais na governamentalidade e na ação pública na RIDE-DF | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governamentalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia das quantificações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis examines how educational indicators influence the planning and
implementation of public policies in low-density municipalities within the Ride-DF
(Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). The central
objective is to understand how municipal managers interact with the indicators
produced by Inep to improve public policies and, consequently, educational outcomes
in the region. First, the research identifies the challenges faced by these municipalities
in the effective use of educational data. The study is motivated by the identification of
significant gaps between the potential offered by educational data and its actual use in
policy formulation and evaluation, particularly in areas with socio-economic challenges
and limited educational infrastructure. The methodology used is triangulated,
combining different techniques to deepen the understanding of the topic. It includes
content analysis of documents, survey and semi-structured interviews with managers
and other stakeholders involved in the education management process, covering a
total of 13 municipalities within the Ride-DF. This approach allowed for a
comprehensive analysis of the practices of implementing and using educational
quantification in public management. The results indicate that although managers
recognise the importance and potential of education indicators, their effective use
remains limited. There are significant differences in how municipalities access and use
these data, often due to a lack of appropriate infrastructure and technical training. It
was also found that there is a tendency for municipalities to cooperate more effectively
with state and federal authorities than with each other, reinforcing the need for greater
regional integration and cooperation. Another important finding is the frequent absence
of municipal plans with clear measurability and effective use of available statistics. This
highlights the need to strengthen the institutional structure and technical capacity of
municipalities to ensure that education data is used strategically and integrated into
education planning. The research concludes that it is essential to strengthen
communication and cooperation between municipalities and other social actors, such
as city halls, audit offices, local education councils, families, and the legislative and
judicial authorities. The proposal includes the harmonisation of technical training and
the promotion of networking to maximise the use of indicators and promote a more
collaborative and effective educational governance environment. The thesis stands out
for proposing a new paradigm of regional collaborative governance in education,
emphasising the importance of educational quantification as a fundamental instrument
for developing more informed and effective public policies. By promoting interinstitutional collaboration and empowering managers to use data strategically, the
study offers valuable contributions to improving educational governance not only in the
Ride-DF, but across the country. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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