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Título : Coexistência e concorrencialidade entre regimes morais de produção da pessoa e da modernidade em Timor-Leste
Autor : Santos Filho, Miguel Antonio dos
Orientador(es):: Simião, Daniel Schroeter
Coorientador(es):: Silva, Kelly Cristiane da
Assunto:: Modernidade
Timor-Leste
Violência doméstica
Neoliberalismo
Fecha de publicación : 12-mar-2025
Citación : FILHO, Miguel Antonio dos Santos. Coexistência e concorrencialidade entre regimes morais de produção da pessoa e da modernidade em Timor-Leste.. 2025. 393 f. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : Esta tese analisa a coexistência e a concorrencialidade entre regimes de produção da pessoa no contexto de transposição da modernidade no Timor-Leste contemporâneo. A noção de pessoa é mobilizada enquanto categoria antropológica de análise, referindo-se aos processos por meio dos quais uma coletividade convenciona quem/o que é uma pessoa, quais são as suas qualidades ou seus atributos e qual o tratamento que lhe deve ser direcionado, como proposto por Marcel Mauss. Os regimes morais aos quais me refiro são (I)os complexos locais de gestão e regulação da vida em Timor-Leste, comumente referenciados como cultura, tradição ou usos e costumes (kultura ou adat), e (II)o campo de governo da violência doméstica e para o desenvolvimento e a igualdade de gênero. Cada um desses regimes se expressa por meio de recursos específicos para a produção de pessoas por meio de processos próprios de subjetivação. Demonstro que no primeiro regime mencionado, busca-se produzir pessoas relacionais, atentas às normas de decoro e ética hierárquica e da mútua dependência, forjadas por meio da reciprocidade e de valores assimétricos. A respeito deste regime discuto, também, as noções de direitos sobre pessoas e riqueza em pessoas, que informam os esquemas de hierarquização e concatenação de sujeitos. No segundo regime, programas de empoderamento econômico feminino, empregados para mitigar a violência doméstica, buscam produzir pessoas soberanas, livres, desimpedidas e orientadas pelos direitos dos sujeitos, como projetados pela ideologia liberal. Este regime é marcado por esforços que buscam promover uma individualização psicológica nos/dos sujeitos, estimulando-os a nutrirem uma autorreflexividade que possibilite seu auto cultivo e seu empreendedorismo. Embora contraditórios em seus princípios, ambos os regimes coexistem e concorrem no país, disputando a adesão dos sujeitos, evidenciando fricções entre projetos de sociedade e de moralidades, expressivas do avanço da ideologia neoliberal na transposição da modernidade em Timor-Leste.
Abstract: This doctoral thesis analyzes the coexistence and competition between regimes for the production of the person in the context of transposition of modernity in contemporary East Timor. The notion of person is mobilized as an anthropological category of analysis, referring to the processes through which a collectivity agrees who/what a person is, what their qualities or attributes are and how they should be treated, as proposed by Marcell Mauss. The moral regimes to which I am referring are (I) the local complexes for managing and regulating life in East Timor, commonly referred to as culture, tradition or custom (kultura, adat or usos e costumes), and (II) the field of governing domestic violence to promote gender equality and development. Each of these regimes is expressed through specific resources for producing persons through their own processes of subjectivation. I show that in the first regime mentioned, the aim is to produce the relational person, attentive to the norms of decorum and hierarchical ethics and mutual dependence, forged through reciprocity (gift giving) and asymmetrical values. With regard to this regime, I also discuss the notions of rights in person and wealth in people, which inform the schemes of hierarchization and concatenation of subjects. In the other regime, programs for women's economic empowerment, used to mitigate domestic violence, seek to produce sovereign, free, unencumbered subjects, guided by subjects’ rights, as projected by liberal ideology. This regime is marked by efforts to promote psychological individualization in the subjects, encouraging them to nurture a self-reflexivity that enables selfcultivation and entrepreneurship. Although contradictory in their principles, both regimes coexist and compete in the country, disputing the adherence of the subjects, showing frictions between projects of society and moralities, expressive of the advance of neoliberal ideology in the transposition of modernity in East Timor.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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