Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Simião, Daniel Schroeter | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos Filho, Miguel Antonio dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T18:35:53Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12T18:35:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-13 | - |
dc.identifier.citation | FILHO, Miguel Antonio dos Santos. Coexistência e concorrencialidade entre regimes morais de produção da pessoa e da modernidade em Timor-Leste.. 2025. 393 f. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51824 | - |
dc.description.abstract | Esta tese analisa a coexistência e a concorrencialidade entre regimes de produção da pessoa no
contexto de transposição da modernidade no Timor-Leste contemporâneo. A noção de pessoa é
mobilizada enquanto categoria antropológica de análise, referindo-se aos processos por meio dos
quais uma coletividade convenciona quem/o que é uma pessoa, quais são as suas qualidades ou
seus atributos e qual o tratamento que lhe deve ser direcionado, como proposto por Marcel Mauss.
Os regimes morais aos quais me refiro são (I)os complexos locais de gestão e regulação da vida
em Timor-Leste, comumente referenciados como cultura, tradição ou usos e costumes (kultura ou
adat), e (II)o campo de governo da violência doméstica e para o desenvolvimento e a igualdade de
gênero. Cada um desses regimes se expressa por meio de recursos específicos para a produção de
pessoas por meio de processos próprios de subjetivação. Demonstro que no primeiro regime
mencionado, busca-se produzir pessoas relacionais, atentas às normas de decoro e ética hierárquica
e da mútua dependência, forjadas por meio da reciprocidade e de valores assimétricos. A respeito
deste regime discuto, também, as noções de direitos sobre pessoas e riqueza em pessoas, que
informam os esquemas de hierarquização e concatenação de sujeitos. No segundo regime,
programas de empoderamento econômico feminino, empregados para mitigar a violência
doméstica, buscam produzir pessoas soberanas, livres, desimpedidas e orientadas pelos direitos
dos sujeitos, como projetados pela ideologia liberal. Este regime é marcado por esforços que
buscam promover uma individualização psicológica nos/dos sujeitos, estimulando-os a nutrirem
uma autorreflexividade que possibilite seu auto cultivo e seu empreendedorismo. Embora
contraditórios em seus princípios, ambos os regimes coexistem e concorrem no país, disputando a
adesão dos sujeitos, evidenciando fricções entre projetos de sociedade e de moralidades,
expressivas do avanço da ideologia neoliberal na transposição da modernidade em Timor-Leste. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Coexistência e concorrencialidade entre regimes morais de produção da pessoa e da modernidade em Timor-Leste | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Timor-Leste | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência doméstica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silva, Kelly Cristiane da | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This doctoral thesis analyzes the coexistence and competition between regimes for the production
of the person in the context of transposition of modernity in contemporary East Timor. The notion
of person is mobilized as an anthropological category of analysis, referring to the processes through
which a collectivity agrees who/what a person is, what their qualities or attributes are and how they
should be treated, as proposed by Marcell Mauss. The moral regimes to which I am referring are
(I) the local complexes for managing and regulating life in East Timor, commonly referred to as
culture, tradition or custom (kultura, adat or usos e costumes), and (II) the field of governing
domestic violence to promote gender equality and development. Each of these regimes is expressed
through specific resources for producing persons through their own processes of subjectivation. I
show that in the first regime mentioned, the aim is to produce the relational person, attentive to the
norms of decorum and hierarchical ethics and mutual dependence, forged through reciprocity (gift
giving) and asymmetrical values. With regard to this regime, I also discuss the notions of rights in
person and wealth in people, which inform the schemes of hierarchization and concatenation of
subjects. In the other regime, programs for women's economic empowerment, used to mitigate
domestic violence, seek to produce sovereign, free, unencumbered subjects, guided by subjects’
rights, as projected by liberal ideology. This regime is marked by efforts to promote psychological
individualization in the subjects, encouraging them to nurture a self-reflexivity that enables selfcultivation and entrepreneurship. Although contradictory in their principles, both regimes coexist
and compete in the country, disputing the adherence of the subjects, showing frictions between
projects of society and moralities, expressive of the advance of neoliberal ideology in the
transposition of modernity in East Timor. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|