http://repositorio.unb.br/handle/10482/2532| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Título: | Uma investigação sobre a qualidade do ensino e a produção científica nos cursos superiores de ciências contábeis do Estado de Pernambuco | 
| Outros títulos: | An Investigation about the teaching and scientific production quality of Accounting Course in Pernambuco | 
| Autor(es): | Silva, Felipe Dantas Cassimiro da | 
| Orientador(es): | Lopes, Jorge Expedito de Gusmão | 
| Assunto: | Ensino superior - Pernambuco (PE) Contabilidade - estudo e ensino | 
| Data de publicação: | 2007 | 
| Data de defesa: | 2007 | 
| Referência: | SILVA, Felipe Dantas Cassimiro da. Uma investigação sobre a qualidade do ensino e a produção científica nos cursos superiores de ciências contábeis do Estado de Pernambuco. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Recife, 2007. | 
| Resumo: | A investigação em tela versa sobre a inconsistência dada pela literatura educacional  e os preceitos legais emanados pela LDB (Lei 9394/96) no concernente ao Curso de  Ciências  Contábeis  no  Estado  de  Pernambuco.  Portanto,  o  objetivo  central  deste  trabalho  é  identificar  os  efeitos  dos  preceitos  (ou  conceitos)  legais  de  qualidade  sobre o ensino e a pesquisa científica dos cursos superiores de Ciências Contábeis  de  Pernambuco,  através  de  uma  análise  crítica  das  relações  mecanicistas  e  orgânicas  oriundas  das  atividades  desenvolvidas  pelos  docentes  do  curso  em  estudo.  Para  tanto,  foi  desenvolvida  uma  pesquisa  de  tipologia  exploratória  e  descritiva,  de  caráter  metodológico  indutivo,  com  a  utilização  de  técnicas  de  pesquisa direta e  indireta. No concernente à pesquisa direta, no período de  junho a  setembro  de  2006,  foram  direcionados  questionários  aos  coordenadores  e  aos  alunos dos Cursos de Ciências Contábeis no Estado de Pernambuco, com o  intuito  de  identificar  os  esforços  institucionais  de  educação  e  a  percepção  em  relação  à  qualidade do ensino, respectivamente. Já em relação à pesquisa indireta, de caráter  documental,  foram  coletados  dados  existentes  nas  IES’s  acerca  do  Processo  Educacional  do Bacharel  em Ciências Contábeis  no Estado  (qualificação  do  corpo  docente  efetivo,  carga  horária  docente,  etc.).  Especificamente  em  relação  aos  quadros docentes, a análise foi feita sobre os professores efetivos do departamento,  levando  em  consideração  a  maior  qualificação,  a  carga  horária  e  as  disciplinas  lecionadas. Foi considerada  também, para  fins de análise, a  formação  (graduação)  ou a qualificação (pós-graduação  lato sensu ou stricto sensu) na área de educação,  mesmo  que  esta  titulação  não  seja  a  mais  alta  do  docente.  Ainda  no  campo  da  pesquisa  documental,  foi  feito  um  levantamento  através  de  sites  de  órgãos  competentes  de  toda  produção  científica  (artigos,  livros,  monografias,  etc.)  dos  docentes  em  estudo  nos  últimos  3  anos  (currículo  Lattes/CNPq,  CAPES,  etc.),  acreditando  que  esta  delimitação  temporal  está  mais  adequada  aos  preceitos  e  exigências dos órgãos que cuidam e avaliam a produção científica no país. Conclui- se que a saída mais eficaz para uma mudança significativa na qualidade da atuação  docente seria a flexibilização das grades curriculares dos cursos de graduação, com  opcionalidade  de  um  número  de  disciplinas  eletivas,  que  oportunizassem  aos  graduandos,  futuros  docentes  de  contabilidade,  um  universo  de  saberes  didático- pedagógico de habilidades e competências educacionais que melhor possibilitassem  os procederes da  transmissão do  conhecimento, meio básico para a percepção do  Saber. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This investigation show the inconsistency given by education literature and the legal precepts emanated by LDB (Act 9394/96) regarding the Accounting colleges in Pernambuco. Therefore, the main objective of this work it to identify the effects of the legal precepts (or concepts) of quality on the teaching and the scientific research on the Accounting colleges in Pernambuco, through a critical analysis of the mechanicist and organic relationships from the activities developed by the Accounting professors. Thus, a typology exploratory and descriptive research was developed of inductive methodological character, with the use of techniques of direct and indirect research. Regarding the direct research, in the period of June until September of 2006, questionnaires were addressed to coordinators and the students of Accounting in colleges of Pernambuco, intentioning to identify the efforts educations instituicionals and the perception in relation to the quality of the teaching, respectively. Concerning the documental indirect research, existent data were collected in the colleges concerning the bachelor´s education process in accounting in state (qualification of the effective faculty, educational workload, etc), specifically in relation to the education, the analysis was made on the effective professors of the department, considering the highest qualification, the workload and the discipline taught. It was also considered, for analysis purposes the qualification (post graduation latu sensu or strictu sensu) in the educational área, even if it is not the highest degree of the teacher. Still in the field of documental research, it was made a research through sites of competent organs of all the scientific production (article, books, monographs, etc) of the teachers sample in the last 03 years (curriculum Lattes/CNPq, CAPES, etc), considering that this temporary delimitation is more adapted to the precepts and demands of the regulational organs and evaluate the scientific production in the country. It was concluded that the most effective way for a significant change in the quality of the educational performance would be the flexibility of the structure on the graduation courses with a number of elective disciplines that would enable accounting graduates to improve them didatic-pedagogic skills and education competences in order to make it possible for them to transmit knowledge and being aware of it. | 
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2007. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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