| Campo DC | Valor | Idioma | 
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| dc.contributor.advisor | Lopes, Jorge Expedito de Gusmão | - | 
| dc.contributor.author | Silva, Felipe Dantas Cassimiro da | - | 
| dc.date.accessioned | 2009-12-04T20:31:12Z | - | 
| dc.date.available | 2009-12-04T20:31:12Z | - | 
| dc.date.issued | 2007 | - | 
| dc.date.submitted | 2007 | - | 
| dc.identifier.citation | SILVA, Felipe Dantas Cassimiro da. Uma investigação sobre a qualidade do ensino e a produção científica nos cursos superiores de ciências contábeis do Estado de Pernambuco. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Recife, 2007. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2532 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2007. | en | 
| dc.description.abstract | A investigação em tela versa sobre a inconsistência dada pela literatura educacional  e os preceitos legais emanados pela LDB (Lei 9394/96) no concernente ao Curso de  Ciências  Contábeis  no  Estado  de  Pernambuco.  Portanto,  o  objetivo  central  deste  trabalho  é  identificar  os  efeitos  dos  preceitos  (ou  conceitos)  legais  de  qualidade  sobre o ensino e a pesquisa científica dos cursos superiores de Ciências Contábeis  de  Pernambuco,  através  de  uma  análise  crítica  das  relações  mecanicistas  e  orgânicas  oriundas  das  atividades  desenvolvidas  pelos  docentes  do  curso  em  estudo.  Para  tanto,  foi  desenvolvida  uma  pesquisa  de  tipologia  exploratória  e  descritiva,  de  caráter  metodológico  indutivo,  com  a  utilização  de  técnicas  de  pesquisa direta e  indireta. No concernente à pesquisa direta, no período de  junho a  setembro  de  2006,  foram  direcionados  questionários  aos  coordenadores  e  aos  alunos dos Cursos de Ciências Contábeis no Estado de Pernambuco, com o  intuito  de  identificar  os  esforços  institucionais  de  educação  e  a  percepção  em  relação  à  qualidade do ensino, respectivamente. Já em relação à pesquisa indireta, de caráter  documental,  foram  coletados  dados  existentes  nas  IES’s  acerca  do  Processo  Educacional  do Bacharel  em Ciências Contábeis  no Estado  (qualificação  do  corpo  docente  efetivo,  carga  horária  docente,  etc.).  Especificamente  em  relação  aos  quadros docentes, a análise foi feita sobre os professores efetivos do departamento,  levando  em  consideração  a  maior  qualificação,  a  carga  horária  e  as  disciplinas  lecionadas. Foi considerada  também, para  fins de análise, a  formação  (graduação)  ou a qualificação (pós-graduação  lato sensu ou stricto sensu) na área de educação,  mesmo  que  esta  titulação  não  seja  a  mais  alta  do  docente.  Ainda  no  campo  da  pesquisa  documental,  foi  feito  um  levantamento  através  de  sites  de  órgãos  competentes  de  toda  produção  científica  (artigos,  livros,  monografias,  etc.)  dos  docentes  em  estudo  nos  últimos  3  anos  (currículo  Lattes/CNPq,  CAPES,  etc.),  acreditando  que  esta  delimitação  temporal  está  mais  adequada  aos  preceitos  e  exigências dos órgãos que cuidam e avaliam a produção científica no país. Conclui- se que a saída mais eficaz para uma mudança significativa na qualidade da atuação  docente seria a flexibilização das grades curriculares dos cursos de graduação, com  opcionalidade  de  um  número  de  disciplinas  eletivas,  que  oportunizassem  aos  graduandos,  futuros  docentes  de  contabilidade,  um  universo  de  saberes  didático- pedagógico de habilidades e competências educacionais que melhor possibilitassem  os procederes da  transmissão do  conhecimento, meio básico para a percepção do  Saber. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | This  investigation show  the  inconsistency given by education  literature and  the  legal precepts  emanated  by  LDB  (Act  9394/96)  regarding  the  Accounting  colleges  in Pernambuco. Therefore, the main objective of this work it to identify the effects of the legal precepts  (or concepts) of quality on  the  teaching and  the scientific research on the Accounting colleges in Pernambuco, through a critical analysis of the mechanicist and organic relationships from the activities developed by the Accounting professors. Thus,  a  typology  exploratory  and  descriptive  research  was  developed  of  inductive  methodological character, with  the use of  techniques of direct and  indirect research.  Regarding  the  direct  research,  in  the  period  of  June  until  September of 2006,  questionnaires  were  addressed  to  coordinators  and  the  students  of  Accounting  in  colleges of Pernambuco,  intentioning  to  identify  the efforts educations  instituicionals  and  the perception  in relation  to  the quality of  the  teaching, respectively. Concerning  the  documental  indirect  research,  existent  data  were  collected  in  the  colleges  concerning  the  bachelor´s  education  process  in  accounting  in  state  (qualification  of  the  effective  faculty,  educational  workload,  etc),  specifically  in  relation  to  the  education,  the  analysis  was  made  on  the  effective  professors  of  the  department,  considering  the  highest  qualification,  the workload  and  the  discipline  taught.  It was  also considered, for analysis purposes the qualification (post graduation latu sensu or  strictu  sensu)  in  the  educational  área,  even  if  it  is  not  the  highest  degree  of  the  teacher.  Still  in  the  field  of  documental  research,  it was made  a  research  through  sites of competent organs of all the scientific production (article, books, monographs,  etc)  of  the  teachers  sample  in  the  last  03  years  (curriculum  Lattes/CNPq, CAPES,  etc), considering that this temporary delimitation is more adapted to the precepts and  demands  of  the  regulational  organs  and  evaluate  the  scientific  production  in  the  country.  It was concluded  that  the most effective way  for a significant change  in  the  quality of  the educational performance would be  the  flexibility of  the structure on  the  graduation  courses  with  a  number  of  elective  disciplines  that  would  enable  accounting  graduates  to  improve  them  didatic-pedagogic  skills  and  education  competences  in order  to make  it possible  for  them  to  transmit knowledge and being  aware of it. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Uma investigação sobre a qualidade do ensino e a produção científica nos cursos superiores de ciências contábeis do Estado de Pernambuco | en | 
| dc.title.alternative | An Investigation about the teaching and scientific production quality of Accounting Course in Pernambuco | en | 
| dc.type | Dissertação | en | 
| dc.subject.keyword | Ensino superior - Pernambuco (PE) | en | 
| dc.subject.keyword | Contabilidade - estudo e ensino | en | 
| dc.location.country | BRA | en | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
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