http://repositorio.unb.br/handle/10482/11642| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2012_FabianyGlauraAlencareBarbosa.pdf | 950,21 kB | Adobe PDF | View/Open | 
| Title: | A abolição da escravidão e modos de pensar e de representar a experiência passada : livros didáticos (1865-1918) | 
| Authors: | Barbosa, Fabiany Glaura Alencar e | 
| Orientador(es):: | Muniz, Diva do Couto Gontijo | 
| Assunto:: | Historiografia - escravidão - Brasil Brasil - história - estudo e ensino | 
| Issue Date: | 20-Nov-2012 | 
| Data de defesa:: | 20-Aug-2012 | 
| Citation: | BARBOSA, Fabiany Glaura Alencar e. A abolição da escravidão e modos de pensar e de representar a experiência passada: livros didáticos (1865-1918). 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Abstract: | “A abolição  da  escravidão  nos  livros  didáticos:  modos  de  pensar  e  de  representar  a experiência  passada”,  título  da  presente  dissertação,  é  o  estudo  resultante  do  objetivo  de buscar perceber quais  representações  sobre a abolição  foram veiculadas nos  livros didáticos de história do final do século XIX e início do XX. Trata-se, portanto, de uma abordagem que circunscreve  as  obras  didáticas  como  construções  discursivas  que  nos  permitem  acessar  os modos de ver e representar o mundo. Desse modo, optamos por conhecer a escrita da história da abolição através de  três autores e suas obras didáticas: “Lições de História do Brasil”, de Joaquim  Manoel  de  Macedo,  publicado  no  Brasil  em  1914;  “História  do  Brasil”,  curso superior”,  de  João Ribeiro,  publicado  em  1900;  e “História  do Brasil”,  de  Joaquim Osório Duque Estrada, publicado em 1918. A pesquisa nos permitiu perceber que cada obra didática estudada, a seu modo, correspondeu a projetos políticos de formação da nação brasileira, em que as representações, a historiografia e o ensino de história foram estrategicamente pensados como meios de se atingir tal fim.     _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT "The abolition of slavery in textbooks: ways of thinking and represent the past experience," the title of this dissertation is the study resulting from the objective of seeking to understand which representations have been aired on the abolition of history textbooks at the end of nineteenth and early twentieth centuries. It is therefore an approach that limits the didactic works as discursive constructions that allow us to access the modes of seeing and representing the world. Thus, we decided to meet the writing of history through the abolition of three textbooks and their authors: "Lessons of History of Brazil," by Joaquim Manoel de Macedo, published in Brazil in 1914; "History of Brazil, higher education", João Ribeiro, published in 1900; and "History of Brazil", Joaquim Osorio Duque Estrada, published in 1918. The research allowed us to realize that each didactic work studied in its own way, represent political projects of formation of Brazil, where the representations, historiography and history teaching have been strategically designed as a means to achieve this end. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História | 
| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.