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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/937
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Titre: Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
Auteur(s): Lins, Bernardo
Orientador(es):: Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
Assunto:: Censura
Economia da mídia
Imprensa
Organização industrial
Política setorial
Radiodifusão
Telefonia celular
Date de publication: 2008
Référence bibliographique: LINS, Bernardo Felipe Estellita. Ensaios sobre economia da mídia: oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Résumé: O trabalho reúne três artigos relacionados à oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. O primeiro artigo, “Publicidade e crescimento econômico”, propõe um modelo de competição monopolística para discutir o Princípio da Constância Relativa (PRC), que postula uma relação estável entre os gastos agregados de publicidade em um país e o PIB. Sugere, a partir desse modelo, grandezas que poderiam ser adotadas para comprovar empiricamente essa relação, colocando em perspectiva trabalhos empíricos anteriores. O segundo texto, “Censura e classificação indicativa: um conflito renovado”, desenvolve um modelo de economia política positiva para examinar, a partir das motivações dos agentes na demanda por conteúdo, as várias formas de controle praticadas no Brasil em distintos períodos. As recentes pressões de diversos grupos de interesse em busca de um maior controle do conteúdo veiculado pelas emissoras de televisão são discutidas nessa perspectiva. O artigo final, “Convergência de serviços, concentração de mercado e implantação da TV digital: o caso brasileiro”, apresenta um modelo de jogos para contextualizar os movimentos estratégicos das empresas de radiodifusão e de telefonia celular diante das oportunidades que a tecnologia descortina no momento. O foco da disputa é um novo mercado em potencial, dado pelo uso do celular como receptor de conteúdo audiovisual, ensejando decisões estratégicas dos dois setores na definição do marco legal aplicável ao serviço.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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