Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/937
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_BernadoFELins.pdf910,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMueller, Bernardo Pinheiro Machado-
dc.contributor.authorLins, Bernardo-
dc.date.accessioned2008-10-01T11:55:17Z-
dc.date.available2008-10-01T11:55:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.citationLINS, Bernardo Felipe Estellita. Ensaios sobre economia da mídia: oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/937-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho reúne três artigos relacionados à oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. O primeiro artigo, “Publicidade e crescimento econômico”, propõe um modelo de competição monopolística para discutir o Princípio da Constância Relativa (PRC), que postula uma relação estável entre os gastos agregados de publicidade em um país e o PIB. Sugere, a partir desse modelo, grandezas que poderiam ser adotadas para comprovar empiricamente essa relação, colocando em perspectiva trabalhos empíricos anteriores. O segundo texto, “Censura e classificação indicativa: um conflito renovado”, desenvolve um modelo de economia política positiva para examinar, a partir das motivações dos agentes na demanda por conteúdo, as várias formas de controle praticadas no Brasil em distintos períodos. As recentes pressões de diversos grupos de interesse em busca de um maior controle do conteúdo veiculado pelas emissoras de televisão são discutidas nessa perspectiva. O artigo final, “Convergência de serviços, concentração de mercado e implantação da TV digital: o caso brasileiro”, apresenta um modelo de jogos para contextualizar os movimentos estratégicos das empresas de radiodifusão e de telefonia celular diante das oportunidades que a tecnologia descortina no momento. O foco da disputa é um novo mercado em potencial, dado pelo uso do celular como receptor de conteúdo audiovisual, ensejando decisões estratégicas dos dois setores na definição do marco legal aplicável ao serviço.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCensurapt_BR
dc.subject.keywordEconomia da mídiapt_BR
dc.subject.keywordImprensapt_BR
dc.subject.keywordOrganização industrialpt_BR
dc.subject.keywordPolítica setorialpt_BR
dc.subject.keywordRadiodifusãopt_BR
dc.subject.keywordTelefonia celularpt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.