Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9172
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_PoemasEntreMusicas.pdf127,43 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Poemas entre músicas : dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
Auteur(s): Tinoco, Robson Coelho
Alexandria, Marília de
Assunto:: Dialogismo
Poesia
Música
Melopoética
Date de publication: jan-2011
Référence bibliographique: TINOCO, R., ALEXANDRIA, M. Poemas entre músicas: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 37, p. 157-169, jan./jul. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/article/view/4009>. Acesso em: 10 ago. 2011.
Résumé: A partir do sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical pode se estruturar um processo didático com atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Referente à audição de músicas e leitura literária, essa didática objetiva entender os alunos como indivíduos representados por um forte componente dialógico de recepção ético-estética. Assim, no atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas acredita-se que, à medida que o aluno-indivíduo perceba a relação dessa dialogia artística, a percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará que ela seja apreendida, também, como elemento melopoético contemporâneo. Para tanto, e apoiados em conceitos de Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, os fundamentos teóricos de tal processo didático valorizam, basicamente, uma concepção comparada, dialógica e interacionista dessas linguagens artísticas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Under the dialogical notion of a given poetic-musical language can be structured a didactic process with activities that best relate literature and music (popular and classical). Referring to hearing music and literary reading, the teaching aims to understand students as individuals represented by a strong dialogic ethical and aesthetic reception. In that current context historical of globalization and multisemiotic informations it is believed that, in the measure in the individual-student notices the due relation / integration of those levels, the contact with the implicit musicality in the verses of poems will make possible that she is apprehended better until as contemporary melopoetic element. With such concern, and leaning on in analyses of Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, the theoretical foundations of the didatic process consider, basically, a conception dialogical and interactionist of that of those artistics language).
Licença:: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/index. Acesso em: 06 abr. 2012.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9172/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons