Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9172
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PoemasEntreMusicas.pdf127,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTinoco, Robson Coelho-
dc.contributor.authorAlexandria, Marília de-
dc.date.accessioned2011-08-10T12:46:39Z-
dc.date.available2011-08-10T12:46:39Z-
dc.date.issued2011-01-
dc.identifier.citationTINOCO, R., ALEXANDRIA, M. Poemas entre músicas: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 37, p. 157-169, jan./jul. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/article/view/4009>. Acesso em: 10 ago. 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9172-
dc.description.abstractA partir do sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical pode se estruturar um processo didático com atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Referente à audição de músicas e leitura literária, essa didática objetiva entender os alunos como indivíduos representados por um forte componente dialógico de recepção ético-estética. Assim, no atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas acredita-se que, à medida que o aluno-indivíduo perceba a relação dessa dialogia artística, a percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará que ela seja apreendida, também, como elemento melopoético contemporâneo. Para tanto, e apoiados em conceitos de Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, os fundamentos teóricos de tal processo didático valorizam, basicamente, uma concepção comparada, dialógica e interacionista dessas linguagens artísticas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractUnder the dialogical notion of a given poetic-musical language can be structured a didactic process with activities that best relate literature and music (popular and classical). Referring to hearing music and literary reading, the teaching aims to understand students as individuals represented by a strong dialogic ethical and aesthetic reception. In that current context historical of globalization and multisemiotic informations it is believed that, in the measure in the individual-student notices the due relation / integration of those levels, the contact with the implicit musicality in the verses of poems will make possible that she is apprehended better until as contemporary melopoetic element. With such concern, and leaning on in analyses of Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, the theoretical foundations of the didatic process consider, basically, a conception dialogical and interactionist of that of those artistics language).en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePoemas entre músicas : dialogia melopoética e(m) uma didática contemporâneaen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordDialogismoen
dc.subject.keywordPoesiaen
dc.subject.keywordMúsicaen
dc.subject.keywordMelopoéticaen
dc.rights.licenseEstudos de Literatura Brasileira Contemporânea é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/index. Acesso em: 06 abr. 2012.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons