http://repositorio.unb.br/handle/10482/8761
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2011_PauloMorceli.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Estudo de pré-viabilidade para implantar um sistema de transporte de grãos, farelos e fertilizantes para o agronegócio brasileiro |
Autor(es): | Morceli, Paulo |
Assunto: | Agroindústria Transporte ferroviário Produtos agrícolas logística Custos Meio ambiente |
Data de publicação: | 29-Jun-2011 |
Data de defesa: | 28-Fev-2011 |
Referência: | MORCELI, Paulo. Estudo de pré-viabilidade para implantar um sistema de transporte de grãos, farelos e fertilizantes para o agronegócio brasileiro. 2011. xiii, 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | O presente estudo destaca a elaboração de um estudo de pré-viabilidade econômico-financeira para implantação e operação de correias transportadoras movidas por energia elétrica, ligando o armazém da Companhia Nacional de Abastecimento, localizado às margens da BR-376, km 510, em Ponta Grossa/PR, com o “Silão” no porto de Paranaguá/PR, para o transporte de grãos, farelos e fertilizantes. A ideia original da construção do “agroduto” nasceu da necessidade de reduzir as filas de caminhões que se formavam ao longo da BR-277 durante os períodos de superoferta de produtos para exportação ou anomalias nos trabalhos no local do desembarque de tais produtos. Buscando adotar várias medidas para a solução dos problemas apresentados, a administração do porto solucionou alguns entraves, mas acabou por originar a retenção do produto no local de sua produção, impactando a capacidade de armazenagem das regiões de origem. Assim, verificou-se a viabilidade econômico-financeira, na visão do empreendedor privado, da construção de um novo modal de transporte. Durante os seis últimos anos, o assunto foi comentado no Estado do Paraná, especialmente no porto de Paranaguá, mas sem estudo concreto a respeito. Para exportar os grãos e farelos e importar os fertilizantes, existe ainda a necessidade da movimentação de grandes frotas de caminhões pesados pela Serra do Mar, denotando o consumo constante de óleo diesel, a geração de gases do efeito estufa, o desgaste do leito das rodovias e do sistema rodante, gerando poluição no meio ambiente e na água por particulados. Além disso, a frota de caminhões que se desloca por essas estradas (duplicadas e de boa qualidade), aumenta a probabilidade da ocorrência de acidentes. Considerando que a preocupação com o meio ambiente estará presente nos projetos que serão implantados e que o agronegócio no Brasil é sensível a esta questão, é de suma importância um projeto que reduza a emissão de dióxido de carbono na atividade de transporte dos produtos e insumos agropecuários. Levantou-se a demanda por serviço a partir da região de influência do “agroduto”, quantificadas as receitas, os custos operacionais, os investimentos e os financiamentos e, daí, analisados os diferentes fluxos de caixa. O resultado da avaliação dos dados indicou que o projeto tem viabilidade acima da Taxa Mínima de Atratividade estabelecida, mas que é sensível à perda de receita e aumento de custos. Com a referida taxa em 8,52%, a Taxa Interna de Retorno resultou em 9,01%, e o Valor Atual Líquido em R$ 92.064,6 mil. A análise de sensibilidade mostrou que a perda de receita ou o aumento de custos da ordem de 10,04% faz com que o projeto entre na faixa de prejuízo. Além de tratar da substituição do transporte rodoviário que consome diesel por correias transportadoras movidas por eletricidade, procurou-se montar uma estrutura multimodal na busca de produtos do interior com a integração da ferrovia ao sistema proposto. O uso da ferrovia no transporte dos produtos do interior até a cidade de Ponta Grossa produziu redução de 104,0 mil toneladas de dióxido de carbono; no trajeto entre Ponta Grossa e o porto de Paranaguá, de 51,7 mil toneladas, resultando em 155,7 mil toneladas por ano de operação. No período do estudo, ou seja, cerca de 30 anos, a redução total de dióxido de carbono foi estimada em 7.871,8 mil toneladas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The original idea of building the "agroduto," linking Conab’s warehouse in Ponta Grossa with the Port of Paranaguá, Paraná state, arose from the need to reduce truck queues that were formed along the BR-277, when a big offer of products for export or when there is an abnormality in Port of Paranaguá’s work. Port Administration took several steps in this direction, partly solving the problems, but it has created retention of the product inside, impacting the storage capacity of the producing region. The present study examined whether building this new mode of transportation has economic and financial viability in view of the private sector. Until then, in the last six years, the subject was discussed in Paraná State, especially in the Port of Paranaguá, but no concrete study on the subject. To export grains and bran and import fertilizers, it is still needed to move large fleets of heavy trucks, thought the Serra do Mar, consuming and diesel generating Green House Effect Gases. This flow of trucks wears out the road’s bed and its system, generating pollution in the environment and in water through particles. The fleet of trucks moving along these roads, despite being duplicated and good quality roads, increases the likelihood of accidents. Considering the concern with the environment will be present in projects that will be deployed and that agribusiness in Brazil is sensitive to this issue, such a project that reduces emissions of carbon dioxide (CO2) in the activity of transporting goods and supplies farming is very important. It was raised the demand for service from the region of influence of the "agroduto" and quantified the income, the operating costs, the investments and funding and, after, assembled the various cash flows. The data’s evaluation result indicated that the project is viable over the Minimum Rate of Attractiveness (TMA) established, but it is sensitive the loss of income and increased costs. For TMA of 8.52%, the Internal Rate of Return resulted in 9.01% and the Net Present Value (VAL) for R$ 92,064.6. The sensitivity analysis showed that the lost of income or increase of costs of approximately 10.04% makes the project enter in the range of loss. In addition to address the replacement of road transport, which consumes diesel, for conveyor belts driven by electricity, we tried to build a multimodal structure in the search of products from the interior with the integration of the railway to the proposed system. The use of railroad transportation of the interior’s products to Ponta Grossa produced a reduction of 104.0 thousand tons of CO2; on the way from Ponta Grossa and the Port: 51,7 thousand tons; resulting in 155.7 thousand tons per year of operation. During the study period a total reduction of carbon dioxide was estimated at 7,871.8 thousand tons. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Agronegócios, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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