Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8638
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_GiulianoVianaDeAlkmin.pdf682,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Curso superior de tecnologia e bacharelado : um estudo sobre a mudança ocorrida na formação profissional em administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Januária
Autor : Alkmin, Giuliano Viana de
Orientador(es):: Kipnis, Bernardo
Assunto:: Ensino superior
Ensino profissional
Formação profissional
Mercado de trabalho
Fecha de publicación : 27-jun-2011
Citación : ALKMIN, Giuliano Viana de. Curso superior de tecnologia e bacharelado : um estudo sobre a mudança ocorrida na formação profissional em administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Januária. 2011. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumen : Este estudo busca analisar os fatores determinantes para a mudança do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial para o curso de Bacharelado em Administração, dentro do IFNMG – Campus Januária. A pesquisa apresenta um cunho exploratório fundamentada na técnica qualitativa de coleta de dados, associada à aplicação de uma entrevista semiestruturada aos gestores, docentes e egressos do referido instituto, na época da mudança, e aos empresários da microrregião de Januária. No primeiro momento, o trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, demonstrando a opinião de vários autores quanto aos CST e ao bacharelado, abordando aspectos inerentes a suas legislações, diferenças entre suas concepções, suas evoluções, o perfil profissional dos tecnólogos e dos bacharéis, bem como a questão dos conselhos profissionais. Em sequência, segue-se a parte empírica da pesquisa com suas análises. Os resultados obtidos mostram a sustentabilidade de hipóteses apresentadas no início desta pesquisa, o não reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial por um conselho regional, na ocasião da mudança, a insegurança dos alunos quanto às possibilidades de emprego e de boa remuneração e a possível discriminação dos empregadores com o tecnólogo no momento de sua inserção no mercado de trabalho. Em suma, pôde-se verificar que o setor produtivo januarense ainda não consegue definir o tecnólogo e desconhece suas capacidades como profissional de nível superior. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study examines the determinants for the change of course of Technology in Business Management to the Bachelor of Administration within IFNMG - Januária campus. This exploratory research is based on a qualitative data collection technique, associated with application of a semi-structured interviews with administrators, faculty and alumni of this institute at the time of the change, and entrepreneurs of the region of Januária. At first, the paper presents a literature review regarding the courses of Technology and the Bachelor, addressing aspects related to their laws, differences between their concepts, their evolution, the professional profile of the technologists and bachelors, as well as the issue of professional councils. In sequence, the empirical part of the research and analysis is presented. The results show the sustainability of hypotheses for the main factors triggering changes in the courses: no recognition of the Degree of Technology in Business Management by the regional council at the time of change, uncertainty about the students' employment opportunities and good pay and possible discrimination by employers technologist at the time of entry into the labor market. In short, it was found that the productive sector of Januária still can not define the technologist and do not know its capabilities as a graduate-level professional.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8638/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.