Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/7147
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_TecnicasPoderDisciplinas.pdf110,84 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Técnicas de poder, disciplinas do olhar : aspectos da construção do "jornalismo moderno" no Brasil
Autre(s) titre(s): Power techniques, disciplines for observation : some aspects of the making of "modern journalism" in Brazil
Auteur(s): Tokarski, Flávia Millena Biroli
Assunto:: Jornalismo - Brasil
Date de publication: 2007
Référence bibliographique: BIROLI, Flávia. Técnicas de poder, disciplinas do olhar: aspectos da construção do "jornalismo moderno" no Brasil. História, Franca, v. 26, n. 2, p. 118-143, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/his/v26n2/a07v26n2.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2011. doi: 10.1590/S0101-90742007000200007.
Résumé: Este artigo trata da correlação entre as transformações ocorridas no jornalismo a partir de meados do século XX e a configuração do profissional do jornalismo como trabalhador produtivo, disciplinado, normatizado. Seu foco é a análise de um conjunto de discursos, produzidos a partir da década de 1940, no Brasil, que convergem em dispositivos de disciplinamento do olhar e da escrita, em técnicas de disposição do tempo, da experiência e dos corpos – dos jornalistas e dos seus leitores.
Abstract: This article focuses on the relations between the changes in journalism during the XXth century and the build-up of journalists as productive and disciplined workers. It analyses a series of discourses, produced in Brazil after the 1940s, that converges in mechanisms for the discipline of observation and writing, in techniques for the disposing of time, experiences and bodies, affecting journalists and their readers.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742007000200007
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7147/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons