Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5970
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_OlharesSobreAfrica.pdf205,53 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Olhares sobre a África : abordagens da história contemporânea da África nos livros didáticos brasileiros
Autre(s) titre(s): Looks on Africa : the approaches the contemporany history of African in Brazilian schoolbooks
Auteur(s): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto:: África - história
Livros didáticos
Ensino
África
Date de publication: 2009
Référence bibliographique: OLIVA, Anderson Ribeiro. Olhares sobre a África: abordagens da história contemporânea da África nos livros didáticos brasileiros. História Revista, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 17-35, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/historia/article/viewFile/7977/5861>. Acesso em: 22 nov. 2010.
Résumé: O tratamento concedido à história da África Contemporânea nos livros didáticos da 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental é o objeto principal do presente artigo. O enfoque eleito e as questões levantadas articulam-se em torno de duas reflexões centrais: o quanto os textos, imagens e interpretações apresentadas pelos livros escolares divergem ou convergem em relação ao chamado imaginário brasileiro construído sobre a África e os africanos; e o quanto eles dialogam, ou não, com a produção historiográfica sobre a África. Observamos de uma forma geral a existência de uma análise superficial das trajetórias recentes dos países e sociedades africanas e uma repetição das representações e estereótipos divulgados sobre o continente no imaginário ocidental. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The treatment given to history of Contemporary Africa in textbooks of 5 th to 8 th grade is the main subject of this article. The focus elected and the issues raised are articulated around a central consideration: how the texts, images and interpretations made by school books diverge or converge in relation to the so-called imaginary Brazilian built on Africa and the Africans. As a general framework it is a superficial analysis of the recent trajectories of the countries in African societies in a repeat of representations and stereotypes disclosed on the continent.
Description: 19 p. : il.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/5970/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons