Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5964
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_LicoesHistoriaEnsinam.pdf519,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses
Otros títulos : What the lessons of history teach about Africa?
Autor : Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto:: África
África - história
Ensino
Livros didáticos
Fecha de publicación : 2009
Citación : OLIVA, Anderson Ribeiro. O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses. Revista Solta a Voz, Goiás, v. 20, n. 2, p. 197-214, 2009. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/sv/article/viewFile/9864/6740>. Acesso em: 22 nov. 2010.
Resumen : As imagens que povoam os cenários mentais dos estudantes brasileiros e portugueses sobre a África e os africanos foram construídas tanto por suas experiências de vida como pelas cenas que diariamente lhes são apresentadas pelos mais diversos meios de comunicação visual. O presente artigo objetiva identificar se parte da produção de livros escolares de História utilizados nas escolas da educação básica nesses espaços atlânticos contribuiu, de forma significativa ou não, para a construção de uma leitura mais adequada acerca daquele continente ou de suas trajetórias históricas. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The images that are found in imaginary scenarios of Brazilian and Portuguese students about Africa and africans were built both by their life experiences as the scenes which are daily presented to them by various means of visual communication. This paper aims to identify whether History textbooks used in schools of basic education in these Atlantic areas contributes significantly or not to build a better read on that continent or on their historical trajectories.
Descripción : 18 p.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/5964/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons