http://repositorio.unb.br/handle/10482/5964
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_LicoesHistoriaEnsinam.pdf | 519,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses |
Other Titles: | What the lessons of history teach about Africa? |
Authors: | Oliva, Anderson Ribeiro |
Assunto:: | África África - história Ensino Livros didáticos |
Issue Date: | 2009 |
Citation: | OLIVA, Anderson Ribeiro. O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses. Revista Solta a Voz, Goiás, v. 20, n. 2, p. 197-214, 2009. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/sv/article/viewFile/9864/6740>. Acesso em: 22 nov. 2010. |
Abstract: | As imagens que povoam os cenários mentais dos estudantes brasileiros e portugueses sobre a África e os africanos foram construídas tanto por suas experiências de vida como pelas cenas que diariamente lhes são apresentadas pelos mais diversos meios de comunicação visual. O presente artigo objetiva identificar se parte da produção de livros escolares de História utilizados nas escolas da educação básica nesses espaços atlânticos contribuiu, de forma significativa ou não, para a construção de uma leitura mais adequada acerca daquele continente ou de suas trajetórias históricas. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The images that are found in imaginary scenarios of Brazilian and Portuguese students about Africa and africans were built both by their life experiences as the scenes which are daily presented to them by various means of visual communication. This paper aims to identify whether History textbooks used in schools of basic education in these Atlantic areas contributes significantly or not to build a better read on that continent or on their historical trajectories. |
Description: | 18 p. |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
This item is licensed under a Creative Commons License