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Título : Avaliação do desenvolvimento infantil de filhos de mães com infecção por SARS-CoV-2 durante a gestação
Autor : Motta, Felipe
Orientador(es):: Soares, Alexandre Anderson de Sousa Munhoz
Assunto:: Neurodesenvolvimento
SARS-CoV-2
Pediatria
Covid-19
Fecha de publicación : 20-feb-2025
Citación : MOTTA, Felipe. Avaliação do desenvolvimento infantil de filhos de mães com infecção por SARS-CoV-2 durante a gestação. 2024. 135 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Fundamentos: A infecção materna pelo SARS-CoV-2 não apenas expõe o feto e o neonato aos efeitos diretos do vírus, mas também às possíveis complicações associadas à resposta inflamatória materna. Ainda há lacunas significativas no entendimento dos impactos da exposição intrauterina ao SARS-CoV-2, especialmente no que diz respeito ao neurodesenvolvimento das crianças. Compreender esses aspectos é crucial para orientar políticas de saúde pública e intervenções clínicas que possam mitigar potenciais danos ao desenvolvimento infantil. Metodologia: Crianças de mães que tiveram infecção por SARS-CoV-2 durante a gravidez (confirmada por RT-PCR de swabs nasofaríngeos) foram avaliadas em consultas ambulatoriais prospectivas e analíticas realizadas aos 6 e 12 meses após o parto. O desenvolvimento foi avaliado com as Escalas Bayley-III usando um limiar de corte definido como >85 no escore de índice. Diferenças entre os grupos foram avaliadas por análise de variância usando o teste post hoc de Bonferroni. Resultados: Duzentos e sessenta e sete crianças foram avaliadas, a maioria nascida a termo e com peso ao nascimento adequado para a idade gestacional. Nesse cenário, atrasos no desenvolvimento foram observados em 26% das crianças em pelo menos um domínio. O domínio da linguagem foi particularmente afetado, com prejuízos observados em crianças expostas ao SARS-CoV-2 mais próximas do momento do parto, assim como aquelas que tiveram sintomas graves durante a gravidez devido à exposição ao vírus. Filhos de mães com menor grau de instrução - mães que não possuíam diploma universitário - também apresentaram pior desempenho na avaliação com escala de desenvolvimento neuropsicomotor. Esses achados foram estatisticamente significativos (p < 0,05). Conclusões: Crianças nascidas de mulheres com infecção por SARS-CoV-2 durante o período da pandemia de COVID-19, avaliadas aos 6 e 12 meses, apresentaram atraso na linguagem. Filhos de mulheres com COVID-19 grave apresentaram escores mais baixos nas escalas de avaliação referentes ao domínio da linguagem. Crianças nascidas de mulheres sem ensino superior também apresentaram pontuação abaixo da média no domínio linguagem da escala Bayley-III.
Abstract: Background: Maternal infection by SARS-CoV-2 not only exposes the fetus and newborn to the direct effects of the virus but also to the potential complications associated with the maternal inflammatory response. The long-term implications for the neuropsychomotor development of exposed children are yet to be fully understood. Understanding these aspects is crucial to guide public health policies and clinical interventions that can mitigate potential harm to child development. Methodology: Children of mothers who had a SARS-CoV-2 infection during pregnancy (confirmed by RT-PCR of nasopharyngeal swabs) were evaluated in prospective and analytical outpatient consultations conducted at 6 and 12 months postpartum. Development was assessed using the Bayley-III Scales, with a cut-off threshold defined as >85 on the index score. Differences between groups were evaluated by analysis of variance using Bonferroni’s post hoc test. Results: Two hundred and sixty-seven children were evaluated, most of whom were born at term and with a birth weight appropriate for gestational age. In this cohort, developmental delays were observed in 26% of the children in at least one domain. The language domain was particularly affected, with impairments observed in children exposed to SARS-CoV-2 closer to the time of delivery, as well as in those whose mothers had severe symptoms during pregnancy due to virus exposure. Children of mothers with lower educational levels – those without a university degree – also showed poorer performance in the neuropsychomotor development assessment scale. These findings were statistically significant (p < 0.05). Conclusions: Children born to women with SARS-CoV-2 infection during the COVID-19 pandemic, evaluated at 6 and 12 months, showed language delays. Children of women with severe COVID-19 had lower scores on the language domain assessment scales. Children born to women without higher education also scored below average in the language domain of the Bayley-III scale.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Medicina (FM)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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